SÃO LUÍS - Na tarde deste sábado (16), mais 11 pacientes infectados com a Covid-19, vindos de Manaus, capital do Amazonas, chegaram a São Luís. Nessa sexta (15), o Maranhão já havia recebido outros 12 pacientes para receber atendimento no estado.
Leia também:
Pacientes de Manaus chegam a São Luís para tratamento da Covid-19
Sem oxigênio: Manaus transfere pacientes com Covid19 para outros Estados
Ministério da Saúde consegue oxigênio para manter bebês em Manaus
Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o governo outros dois pacientes chegaram a ser levados para a transferência, porém, durante a operação, apresentaram instabilidade e não puderam ser embarcados.
O HU-UFMA mobilizou mais de 100 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais áreas de apoio para atender os pacientes transferidos de Manaus.
Uma equipe do hospital estava a postos para receber os pacientes ainda no aeroporto, entre eles a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages. Foram disponibilizados pelo hospital 40 leitos de enfermaria que estão devidamente equipados com monitores multiparamétricos e ventiladores mecânicos.
A superintendente Joyce Santos Lages, relata como tem sido a preparação do hospital e a importância de oferecer ajuda nesse momento tão difícil “Disponibilizamos leitos isolados dos demais leitos do hospital. É importante frisar para a população que iremos manter os atendimentos normais. Logicamente que nesses primeiros dias vamos trabalhar com alguns ajustes internos, que são necessários. Não estava planejado, mas entendemos que é uma ação humanitária. Estamos todos empenhados, MEC, Ebserh e UFMA, para apoiar esta ação que entendemos ser de suma importância para a vida humana”.
Paralelo a isso, serão enviados mais de uma tonelada de insumos, entre medicamentos, materiais médicos e EPIs que ajudarão a combater a pandemia no estado do Amazonas.
Outros hospitais geridos pela Ebserh que receberão pacientes são os hospitais federais do Rio Grande do Norte, Brasília, Piauí, Paraíba, Goiás, Ceará, Pernambuco e Alagoas. Dos 150 leitos, 22 são de UTI e os demais de enfermaria.
Saiba Mais
- Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país
- Covid-19: saiba como fica vacinação de idosos no calendário anual
- Ministério da Saúde distribui 26 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o Maranhão
- Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024
- Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.