Coronavírus

Ministério da Saúde consegue oxigênio para manter bebês em Manaus

Caso seja necessário, Imperatriz será uma das cidades que irá receber os recém-nascidos.

Imirante.com, com informações do Ministério da Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Maternidade Ana Braga, em Manaus.
Maternidade Ana Braga, em Manaus. (Foto: Ariane Alcântara/ G1)

BRASIL - O Ministério da Saúde acaba de conseguir cilindros de oxigênio para manter 61 bebês prematuros por mais 48h em leitos de UTI em Manaus (AM). A medida atende a uma solicitação do Governo do Amazonas para recém-nascidos que estavam no limite de oxigênio. A pasta vai continuar monitorando a situação desses bebês e segue unindo esforços para conseguir mais balas de oxigênio para que os prematuros não precisem ser transferidos para outros estados.

Leia também:

Pacientes de Manaus chegam a São Luís para tratamento da Covid-19

Sem oxigênio: Manaus transfere pacientes com Covid-19 para outros Estados

A pasta já articulou com Estados e municípios a disponibilidade inicial de 56 leitos de UTI que poderão receber os recém-nascidos, caso seja necessário: 25 em Curitiba (PR), 11 em Vitória (ES), 9 em Imperatriz (MA), 4 em Salvador (BA), 3 Feira de Santana (BA), 1 em Ariquemes (RO) e 3 no município de Macapá (AM).

O Governo Federal irá prestar apoio em todo o processo logístico de remoção, junto às Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, para que, caso ocorra a transferência, ela seja feita de forma segura e rápida, da forma mais cuidadosa possível, avaliando a necessidade e gravidade de cada recém-nascido.

Os bebês, que poderão ser transportados, seguem critérios clínicos definidos pelas equipes médicas, e serão acompanhados de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagens para prestar todo apoio aos prematuros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.