Eleições 2020

Prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos são diplomados em São Luís

Por causa da pandemia da Covid-19, a cerimônia foi restrita para participação apenas dos eleitos.

Imirante.com, com informações do TRE-MA

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Eduardo Braide, prefeito eleito de São Luís.
Eduardo Braide, prefeito eleito de São Luís. (Divulgação / TRE-MA)

SÃO LUÍS - O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), a vice-prefeita, Professora Esmênia Miranda (PSD), e 31 vereadores foram diplomados na tarde desta quinta-feira (17), no auditório Madalena Serejo do Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, durante cerimônia presidida pelo juiz José Brígido da Silva Lages (titular da 1ª zona e presidente da Junta Totalizadora).

Devido à pandemia da Covid-19, a solenidade foi restrita para participação apenas dos eleitos e transmitida pelas redes sociais. Os suplentes podem emitir e validar o diploma pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Compuseram a mesa o presidente do TRE, desembargador Tyrone Silva; vice-presidente e corregedor regional eleitoral substituto, desembargador José de Ribamar Castro; ouvidor e membro da Corte do TRE, juiz José Gonçalo de Sousa Filho; vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Bernardo Rodrigues; desembargador Froz Sobrinho (representando a Associação Nacional dos Desembargadores); vice-governador Carlos Brandão; presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto; procurador regional eleitoral Juraci Guimarães Júnior; diretor do Fórum Eleitoral de São Luís, juiz José Nilo Ribeiro Filho; promotor eleitoral da 1ª zona José Augusto Cutrim Gomes; procurador-geral de justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; vice-presidente e presidente eleito da Associação dos Magistrados, juiz Holídice Cantanhede Barros; diretora do Fórum des. Sarney Costa juíza Andrea Furtado Perlmutter Lago e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, Thiago Roberto Moraes Diaz.

Os discursos iniciaram após cada um dos diplomados serem chamados de acordo com a ordem de votação na urna eletrônica e pelo partido que obteve o maior número de votos em ordem decrescente de votação.

A saudação aos eleitos foi feita pelo juiz José Brígido Lages. “Vocês foram instituídos de poder pela sociedade e esse poder foi chancelado por Deus. Não sei se a eleição dos senhores foi pela beleza, pelo talento, pela capacidade de fazer. Uma coisa eu sei: o eleitor de São Luís do Maranhão apostou em vocês e vocês sempre estarão sendo olhados, acompanhados, vigiados, para que façam uma boa gestão, que satisfaça os anseios da nossa sociedade. Façam funcionar para que este município melhore seu IDH, o transporte, habitação, saúde, educação, e todos os valores que fazem uma sociedade feliz e próspera. Que boas práticas sejam realizadas na cidade. O poder eleitoral se sente feliz ao verificar que a vontade soberana do povo foi feita”, pontou o magistrado.

Por sua vez, o presidente do Regional, desembargador Tyrone Silva, registrou: “nesta tarde de muita alegria, de muita festa, estamos aqui a diplomar os eleitos em 2020. Muito rapidamente quero desejar que cumpram seus mandatos com êxito, trabalho, sempre olhando à frente o interesse da população”.

Em nome dos diplomados, o vereador Osmar Filho externou o reconhecimento ao extraordinário trabalho da Justiça Eleitoral, com apoio de outras tantas instituições, que garantiu a organização, a ordem, e protagonizou uma festa democrática que devolveu a confiança da sociedade em dias melhores em meio à pandemia. “A Câmara nunca será dependente, mas será sempre harmônica na relação com o poder executivo, pois os debates não girarão em torno de pessoas individualmente, mas de uma coletividade ansiosa por dias cada vez melhores”.

Concluindo os discursos, o prefeito eleito Eduardo Braide ressaltou a importância da cerimônia que representa o reconhecimento da justiça eleitoral na escolha democrática feita pelos eleitores de São Luís.

“Quando cada um de nós olharmos esse diploma, seja pendurado na parede dos gabinetes, seja guardado em casas, seja estampado em escritórios, nunca esqueçam que ele, acima de tudo, representa a esperança daqueles que estão fora deste auditório, daqueles que fomos de casa em casa, andando, caminhando, no sol quente, nas ruas, buscar a confiança para que pudéssemos bem representá-los a partir do ano que vem. É isso que deveremos fazer com todas as nossas forças. Tralharemos em harmonia com o poder legislativo municipal, assim como todos os outros”, afirmou Braide.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.