LAGO DO JUNCO - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão decidiu, na tarde desta terça-feira (30), por unanimidade, pela cassação de toda a chapa de candidatos a vereador do MDB que disputaram as eleições em Lago do Junco em 2020.
Com a decisão, foram anulados todos os votos dados ao partido na ocasião, o que culminou com a perda dos mandatos Raimundo Galo e Nivaldo do Pote. Os suplentes também tiveram os votos anulados.
Uma recontagem deve ser realizada para definir que assume as duas vagas abertas.
Nos dois processos, as condenação foram motivada pelo uso de candidaturas femininas laranjas.
A Lei Eleitoral exige que haja em toda chapa ou coligação, pelo menos, 30% de candidatas mulheres. Mas alguns partidos têm inscrito filiadas apenas para atender o percentual, sem que elas efetivamente façam campanha.
Além do PP, o Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou, em Caxias, pela mesma prática, PL, PT, PC do B, PSDB e Podemos. Há, ainda, ação referente a Miranda do Norte em trmitação. Os casos ainda serão julgados.
Saiba Mais
- TSE confirma cassação de vereadores de Tutóia por fraude a cota de gênero
- TRE rejeita embargos e mantém cassação de vereadores de Miranda
- TRE suspende recontagem de votos para vereador em Miranda do Norte
- TRE encaminha cassação de chapa de vereadores de Miranda do Norte
- TRE cassa chapa do PP e dois vereadores perdem mandato em Caxias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.