Eleições 2022

TRE cassa vereadores do MDB de Lago do Junco por fraude à cota de gênero

Chapa foi condenada por uso de candidaturas femininas "laranjas".

Gilberto Léda/ipolítica

TRE ainda julgará mais casos semelhantes
TRE ainda julgará mais casos semelhantes (Divulgação)

LAGO DO JUNCO - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão decidiu, na tarde desta terça-feira (30), por unanimidade, pela cassação de toda a chapa de candidatos a vereador do MDB que disputaram as eleições em Lago do Junco em 2020.

Com a decisão, foram anulados todos os votos dados ao partido na ocasião, o que culminou com a perda dos mandatos Raimundo Galo e Nivaldo do Pote. Os suplentes também tiveram os votos anulados.

Uma recontagem deve ser realizada para definir que assume as duas vagas abertas.

A decisão é semelhante à tomada no caso de Caxias, com a anulação da votação da chapa de candidatos do PP. Nesse caso, perderam o mandato o presidente da Câmara, Teódulo de Aragão, e a vereadora Cynthia Lucena.

Nos dois processos, as condenação foram motivada pelo uso de candidaturas femininas laranjas.

A Lei Eleitoral exige que haja em toda chapa ou coligação, pelo menos, 30% de candidatas mulheres. Mas alguns partidos têm inscrito filiadas apenas para atender o percentual, sem que elas efetivamente façam campanha.

Além do PP, o Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou, em Caxias, pela mesma prática, PL, PT, PC do B, PSDB e Podemos. Há, ainda, ação referente a Miranda do Norte em trmitação. Os casos ainda serão julgados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.