"Laranjas"

TRE suspende recontagem de votos para vereador em Miranda do Norte

Chapa do PL foi cassada por uso de candidaturas fictícias em 2020.

Gilberto Léda/ipolítica

TRE decidiu aguardar manifestações em recurso
TRE decidiu aguardar manifestações em recurso (Divulgação)

MIRANDA DO NORTE - A juíza eleitoral Anna Graziella Neiva, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, decidiu suspender o reprocessamento de votos para vereador referente às eleições de 2020 em Miranda do Norte, no interior do Estado.

A recontagem estava marcada para esta sexta-feira (23), mas, agora, só ocorrerá após manifestação de uma das partes no processo e do Ministério Público Eleitoral (MPE).

A recontagem dos votos da eleição para a Câmara Municipal é necessária após o TRE confirmar a a cassação de toda a chapa de candidatos a vereador do Partido Liberal no pleito daquele ano em virtude do uso de candidaturas femininas "laranjas".

Por conta da decisão, todos os seis vereadores eleitos pelo partidos foram cassados, sendo necessário o reprocessamento de votos para a definição de quem assumirá os cargos.

O PL, contudo, pediu a reforma da sentença. Neiva, então, notificou o MPE e a parte autora da ação a apresentar manifestações, suspendendo a recontagem até que isso ocorra.

Cassações - O caso de Miranda foi o terceiro de uso de candidaturas femininas fictícias nas eleições de 2020 pelo TRE maranhense neste ano.

Antes, já haviam sido cassadas as chapas de vereadores do PP de Caxias, e do MDB de Lago do Junco. Em ambos os casos, dois vereadores em cada municípios acabaram perdendo o mandato.

No caso de Caxias, uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também suspendeu a recontagem de votos até o julgamento de embargos de declaração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.