SÃO LUÍS – Sete em cada 100 policiais militares são réus em processos criminais no Maranhão. É o que aponta um levantamento feito pela TV Mirante. No total, 783 PMs respondem a processos atualmente; 51 policiais civis estão na mesma situação.
Além disso, mais dados mostram o cenário atual sobre a violência policial no Maranhão. Quarenta e nove PMs e 18 policiais civis estão afastados dos serviços em razão de casos de violência. Trinta e dois militares e dois policiais civis estão presos.
Nesta semana, a Polícia Militar do Maranhão informou que afastou três homens da corporação após um episódio de abordagem violenta em Rosário, que terminou com um homem baleado por um dos policiais. Os PMs afastados envolvidos neste caso são o comandante da equipe Paulo Vitor da Conceição Gonçalves, o soldado Leandro Siqueira e o soldado Iago Reis Machado.
Leia mais:
Identificados os três PMs envolvidos em abordagem violenta em Rosário
VÍDEO: policial atira em homem durante abordagem violenta; PMs foram afastados
VÍDEO: comandante-geral da PM pede desculpas a jovem baleado por policial
Um vídeo mostra o momento em que Cláudio José Sales, de 37 anos, que é agente de endemias, leva um tiro de bala de borracha na perna. Quem efetuou o disparo foi o militar Paulo Vitor. Nessa terça-feira (1º), depois da divulgação das imagens da abordagem violenta, o comandante-geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, pediu desculpas.
[VIDEO][/VIDEO]
Saiba Mais
- VÍDEO: policiais militares são flagrados agredindo homem em avenida de Zé Doca
- VÍDEO: Policial Militar saca arma durante disputa por mesa de bar em São Luís
- SSP-MA afasta PMs após abordagem em que jovem desmaia, em Itapecuru-Mirim
- VÍDEO: jovem desmaia ao ser conduzida à força por policiais em Itapecuru-Mirim; PMs alegam desacato
- SSP vai apurar ação de PMs contra manifestantes em Godofredo Viana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.