Escola Integral Diante do Saber

Programa bilíngue prepara estudantes para os desafios do mundo globalizado

Na Escola Integral Diante do Saber as crianças têm contato diário e de forma interdisciplinar com a língua inglesa desde as séries iniciais.

Publipost / Escola Integral Diante do Saber

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Estudante Gabriel Ian durante aula de inglês na Escola Integral Diante do Saber. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Estudante Gabriel Ian durante aula de inglês na Escola Integral Diante do Saber. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – O inglês é o idioma mais falado no mundo, por isso, dominá-lo – ou se aproximar desse domínio – tem se tornado imprescindível em várias situações da vida moderna. Sendo assim, o contato com esse idioma desde a infância facilita e prepara o indivíduo para diversas ocasiões em que o conhecimento do inglês é necessário.

Leia também:

A importância da educação financeira como valor na vida das crianças

Acolhimento e trabalho individualizado no desenvolvimento socioemocional das crianças

Conheça a proposta da Escola Integral Diante do Saber​

Um dos benefícios para as crianças que têm contato com a língua inglesa desde cedo é a naturalidade na aprendizagem do idioma com o passar dos anos, colaborando, assim, para o processo de socialização. Outro ponto importante é o melhoramento do raciocínio e, também, o estímulo da capacidade de concentração.

Programa bilíngue

Visando proporcionar o estímulo da aprendizagem da língua inglesa, a Escola Integral Diante do Saber, em São Luís, conta com um programa bilíngue em que, diariamente, e de forma interdisciplinar, os estudantes têm acesso ao idioma, a fim de que essa segunda língua se torne algo habitual na rotina das crianças.

O programa bilíngue adotado na Escola Integral Diante do Saber é o Educate, que conta com uma proposta educacional abrangente e inovadora, tendo como missão formar pessoas capazes de construir conhecimento de forma autônoma e criativa, facilitando o processo de comunicação sem nenhum tipo de barreira.

De acordo com a professora Kamila Paz, que leciona a disciplina de língua inglesa na Escola Integral Diante do Saber, o principal objetivo do ensino do inglês na escola é de que os estudantes estejam preparados para lidarem com as diversas situações que terão que enfrentar em um mundo cada vez mais globalizado. “A língua está em constante mudança, e essa língua não é só o aprendizado do falar, mas, também, do agir e do comportamento. Então, o programa visa que os estudantes estejam preparados para que eles possam vivenciar isso na vida acadêmica, na vida profissional e até no lazer”, explica.

Professora Kamila Paz lecionando aula de inglês na Escola Integral Diante do Saber. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Professora Kamila Paz lecionando aula de inglês na Escola Integral Diante do Saber. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Para o estudante Gabriel Ian Pontes, de oito anos, aprender diariamente a língua inglesa na escola é muito importante e o prepara para realizar alguns sonhos, como uma viagem ao exterior no próximo ano. “Aqui na escola a gente aprende bastante o inglês. Nós já aprendemos as cores, os animais e até sobre vulcões. Eu quero aprender o inglês pois em 2021 eu vou para os Estados Unidos, então, eu já estou aprendendo por meio das aulas e de aplicativo no celular”, conta Gabriel, que cursa o 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Integral Diante do Saber.

A coordenadora pedagógica Liene Abreu afirma que um dos principais pilares do programa bilíngue é que a criança tenha uma visão de mundo globalizada, em que as disciplinas estejam sempre interligadas ao inglês de modo que o processo de aprendizagem seja interdisciplinar. “O material que nós utilizamos aqui na escola é um material muito rico e diversificado. Ele traz muitas curiosidades, aliado a uma profundidade de conteúdo muito boa também para os estudantes”, afirma Liene Abreu.

Toda a Escola Integral Diante do Saber é sinalizada com palavras em inglês para tornar habitual a prática do idioma aos estudantes. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Toda a Escola Integral Diante do Saber é sinalizada com palavras em inglês para tornar habitual a prática do idioma aos estudantes. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Ainda de acordo com a coordenadora pedagógica, ao final do 5º ano do Ensino Fundamental, os estudantes realizam uma prova, conhecida como Toefl. Essa prova vale como certificado de conclusão do curso de inglês a nível nacional. “Os pais, cada vez mais, buscam agregar essa bagagem de conhecimento na vida dos filhos, e aqui na escola a gente oferece tudo isso por meio do nosso programa bilíngue”, informa Liene Abreu.

Escola Integral Diante do Saber

A Escola Diante do Saber está localizada na avenida Sambaquis, nº55, no bairro do Calhau. Apresenta um espaço externo privilegiado com excelente ventilação e áreas com jardins, plantas e aquário, onde utilizamos diariamente o espaço como aproveitamento para as aulas dinâmicas ao ar livre, além de favorecer aos nossos alunos o contato com a natureza e desfrutar diariamente dos ambientes que favorecem uma aprendizagem mais significativa de vivência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.