Escola Integral Diante do Saber

Acolhimento e trabalho individualizado no desenvolvimento socioemocional das crianças

Trabalhar o controle das emoções com os estudantes é uma das propostas da Escola Integral Diante do Saber para o ano de 2021.

Publipost / Escola Integral Diante do Saber

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Escola Integral Diante do Saber fica localizada no bairro Calhau, em São Luís. (Foto: divulgação / Escola Integral Diante do Saber)
Escola Integral Diante do Saber fica localizada no bairro Calhau, em São Luís. (Foto: divulgação / Escola Integral Diante do Saber)

SÃO LUÍS – Durante o processo de aprendizagem, um acompanhamento individualizado faz toda a diferença. Por meio dessa individualização, aspectos particulares de cada criança - no caso da infância - podem ser melhorados, explorados e trabalhados de forma específica.

Leia também:

Conheça a proposta da Escola Integral Diante do Saber

A importância da educação financeira como valor na vida das crianças​

Na Escola Integral Diante do Saber, essa é uma das formas de trabalho pedagógico desenvolvido junto aos estudantes de maneira conjunta com os pais ou responsáveis.

Contando com um corpo técnico especializado, a Escola Integral Diante do Saber tem uma psicóloga que faz o acompanhamento dos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, de forma a trabalhar com eles aspectos humanos e sociais desde cedo.

De acordo com a psicóloga Dayane Fernandes, a Escola Integral Diante do Saber além de trabalhar o acolhimento das crianças, também faz intervenções de habilidades socioemocionais com os pequenos. “As crianças têm que aprender a lidar com a tristeza, com a raiva, com a sua agressividade. Então, a escola tem um olhar diferenciado, pois ela permite que essa criança tenha resiliência em relação a seus problemas”, explica a psicóloga.

Psicóloga Dayane Fernandes durante momento com os estudantes. (Foto: divulgação / Escola Diante do Saber)
Psicóloga Dayane Fernandes durante momento com os estudantes. (Foto: divulgação / Escola Diante do Saber)

Ainda segundo a psicóloga, as intervenções com as crianças são feitas dentro de sala de aula, para que os estudantes possam ser habilitados, de maneira que essa criança não faça aquilo que ela não aprende. Dayane Fernandes explica que por meio de técnicas como essa é possível vivenciar as habilidades socioeducacionais de forma lúdica.

Proposta para 2021

Para o ano de 2021, a proposta da Escola Integral Diante do Saber é focar nas habilidades socioemocionais, assim como ensinar o mindfulness, que é uma técnica de relaxamento de atenção plena diafragmática como forma de amenizar as ansiedades das crianças. “Devido a pandemia, muitas crianças estão ansiosas. Então a proposta da escola é fazer com que essas crianças venham aprender técnicas de relaxamento e técnicas de meditação”, diz Dayane Fernandes.

Escola Integral Diante do Saber

A Escola Integral Diante do Saber está localizada na avenida Sambaquis, nº55, no bairro do Calhau. Apresenta um espaço externo privilegiado com excelente ventilação e áreas com jardins, plantas e aquário, onde utilizamos diariamente o espaço como aproveitamento para as aulas dinâmicas ao ar livre, além de favorecer aos nossos alunos o contato com a natureza e desfrutar diariamente dos ambientes que favorecem uma aprendizagem mais significativa de vivência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.