Eleições 2020

Saiba o que faz um vereador

Neste domingo (15) os eleitores escolhem os novos vereadores municipais.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Câmara de vereadores de São Luís
Câmara de vereadores de São Luís (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – Este ano, os eleitores vão às urnas para escolherem, além dos prefeitos, os novos vereadores municipais. Mas, afinal, você sabe o que faz um vereador? Em São Luís, são 32 vagas de vereadores a serem disputadas.

Os candidatos a vereador que forem eleito nas eleições do próximo domingo (15), ocuparão as vagas na Câmara Municipal de 2021 até 2023. O vereador produz leis cuja abrangência é municipal, e tem o paro de fiscalizar as ações do prefeito da cidade, cobrando a implantação e a execução de políticas públicas capazes de garantir o atendimento dos direitos básicos do cidadão e de outras demandas sociais.

No desempenho dessas funções, o vereador atua como representante do cidadão. Ele faz a mediação entre aqueles que vivem na cidade e os que a administram, contribuindo para criar canais de diálogo e participação social na política. A Câmara Municipal, dessa forma, se converte em espaço voltado à promoção do debate, ambiente destinado à discussão dos problemas da cidade e à busca coletiva de soluções para eles.

Veja algumas atribuições de um vereador:

- votar nas pautas relativas à formulação do orçamento anual da prefeitura;

- desenvolver projetos para o desenvolvimento da cidade;

- trabalhar na regulamentação de cargos públicos;

- decidir na proposição de logradouros;

- propor feriados municipais;

- agir para vetar ou aprovar ações do Executivo;

- trabalhar no planejamento do Plano Diretor;

- definir os limites do município;

- propor a criação de novos bairros;

- modificar o zoneamento da cidade;

- decidir sobre o uso do solo;

- estipular nomeações de patrimônios públicos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.