E-books

Fapema lança coletânea de livros digitais com pesquisas realizadas no Maranhão

Iniciativa faz parte do plano de ação da Fundação e tem como objetivo divulgar à população os trabalhos realizados por pesquisadores maranhenses.

Divulgação / Secap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em São Luís.
Sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), em São Luís. (Foto: reprodução / Google Maps)

SÃO LUÍS - A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), agência de fomento do Governo do Estado, lança, nesta sexta-feira (28), uma coletânea de quatro E-books – livros no formato digital – com trabalhos realizados por pesquisadores maranhenses com o apoio financeiro da instituição, que é ligada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O lançamento, que ocorre por meio do canal do Youtube oficial da Fapema, será às 10h.

O diretor presidente da Fapema, André Santos, destaca que a iniciativa faz parte do plano de ação da Fundação e tem como objetivo divulgar à população os trabalhos realizados por pesquisadores maranhenses em diferentes áreas do conhecimento. “O lançamento dos E-books é uma forma de prestar contas e mostrar à sociedade de que forma está sendo investido os recursos da Fapema. Ao longo dos últimos anos, o governo Flávio Dino financiou um grande número de pesquisas em todas as regiões do estado e em diferentes áreas. Nessa coletânea que iremos disponibilizar a toda a sociedade, há pesquisas já concluídas e outras que prosseguem com outras etapas”, explicou.

Por orientação do governador Flávio Dino, a Fapema tem aberto novas possibilidades de pesquisas seguindo na construção de um Maranhão cada vez melhor. Mesmo neste momento de pandemia, a Fundação segue com o financiamento de projetos e com o lançamento de editais importantes voltados para pesquisa sobre a Covid-19.

As pesquisas apresentadas nos E-books foram realizadas no período de 2015 a 2018. O primeiro E-book – “Mais Ciência e Inovação para Todos Nós” – está divido em quatro sessões, treze capítulos e 259 páginas. São pesquisas nas áreas de saúde, sustentabilidade, robótica, inovação e ciência de dados; matemática, química e física.

O segundo E-book, “Mais Inclusão com Ciência e Tecnologia”, tem 248 páginas com quatro sessões e 14 capítulos em que o leitor poderá conhecer trabalhos de pesquisas, tendo como foco estudos nas áreas de igualdade racial e igualdade de gênero, inclusão pela educação e pelo acesso à políticas públicas e economia solidária e inclusão produtiva.

Tendo como tema “Energia, Vida e Criatividade: Novos Olhares para a Ciência do Maranhão”, o terceiro E-book apresenta pesquisas nas área de energia, ciência e tecnologia; patrimônio cultural e imaterial; cooperação internacional para o desenvolvimento do Maranhão e juventude. São quatro sessões, 15 capítulos e 279 páginas.

Fechando a coletânea, o quarto livro “Maranhão de Multiplicidades: Científico, Consciente e Cultural”, apresenta, em suas 242 páginas, quatro sessões e 12 capítulos. São pesquisas que tratam sobre cidade e desigualdade, agricultura familiar e desenvolvimento; rios e mares; tecnologia, cadeia produtivas e desenvolvimento, e biodiversidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.