Criminalidade

Polícia desarticula quadrilha de roubo a residências na Ilha de São Luís

No primeiro semestre deste ano, a SPCC registrou 232 prisões,

Imirante.com, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Polícia Civil efetuou apreensões na capital.
Polícia Civil efetuou apreensões na capital. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Operação da Polícia Civil prendeu 10 suspeitos de integrar organização criminosa na prática de assaltos a residências na Região Metropolitana de São Luís.

Neste período de pandemia foi observada a incidência de alguns tipos de criminalidade e, a partir daí, organizado um planejamento de trabalho com foco no controle e prevenção dos casos, explica o titular da SPCC, delegado Carlos Alessandro Rodrigues. “Há bairros como menor movimentação de pessoas e baixo fluxo de veículos que acabam sendo alvo dos criminosos e estas áreas foram mapeadas como prioridade da operação. Além deste trabalho, a SPCC desenvolve operações direcionadas”, pontuou.

A operação se concentrou nos bairros Miritiua e Bela Vista, mas é realizada em toda Região Metropolitana de São Luís, priorizando pontos de maior incidência.

As ações repressivas e de prevenção a estes casos integram o plano de trabalho da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) com apoio de outras unidades da Segurança Pública. Paralelamente, a superintendência executa uma série de operações de contenção de outros crimes, como tráfico de drogas e assaltos.

Operações contra o crime

No primeiro semestre deste ano, a SPCC registrou 232 prisões, fruto de uma série de operações para prevenir crimes. Em operação denominada Leste Seguro, foram presos oito suspeitos de praticar diversos crimes na área. O trabalho teve apoio do Comando Operacional de Área Metropolitano 2 (CPAM 2). Ação realizada na segunda quinzena de junho resultou na prisão de 44 pessoas, apontadas por ações criminosas na Grande Ilha. A SPCC conta com um canal via whatsapp – (98) 98418.5661 – para denúncias, mantendo do sigilo da fonte.

Outras ações

Além do trabalho coercitivo e preventivo, a SPCC desenvolve uma série de iniciativas de sensibilização e orientação à sociedade. A operação Resgate, coordenada pela Delegacia de Costumes e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), prestou atendimento a dependentes químicos e moradores de rua, oferecendo tratamento e exames (glicemia, HIV, sífilis, hepatite, aferição de pressão arterial).

A SPCC participou, ainda, de campanhas de conscientização sobre a pandemia do novo coronavírus e outras de referência, promovidas por meio da Delegacia do Consumidor (Decon) em empresas, farmácias e postos de combustível. “O objetivo desta iniciativa foi combater o aumento indevido de preço dos produtos. Tivemos várias empresas autuadas e notificadas”, reitera o delegado Carlos Alessandro Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.