Chuva no Maranhão

"Atingimos metade do esperado para o ano", diz meteorologista sobre chuvas

Especialista Hallan Cerqueira disse que está mantido o alerta sobre as fortes chuvas no Maranhão.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Chuva forte atingiu o Maranhão nessa segunda-feira (9). Foto: Reprodução/TV Mirante.
Chuva forte atingiu o Maranhão nessa segunda-feira (9). Foto: Reprodução/TV Mirante.

SÃO LUÍS – Está mantido o alerta e atenção às chuvas para todo o Maranhão nesta terça-feira (10). A situação foi informada pelo meteorologista Hallan Cerqueira durante entrevista à TV Mirante na manhã de hoje.

Ele explicou que o volume elevado de chuva, como a que foi vista ontem (9), é comum neste período do ano. “Março é caracterizado pela chuva no Estado todo. Nós estamos no auge do período chuvoso no Estado. São esperadas chuvas de volume abundante”, disse o meteorologista.

Reveja:

VÍDEO: Prédio inacabado desaba na Península da Ponta d'Areia, em São Luís

VÍDEO: forte chuva causa alagamentos e transtornos em São Luís

Chuva intensa alaga ruas e hospital na cidade de Imperatriz

Segundo Hallan, os três primeiros meses de 2020 estão bastante chuvosos. "Atingimos metade do esperado para o ano", afirmou. No total, era previsto 2.000 mm de chuva. Entre janeiro e março, já tivemos um volume de 1.000 mm. Apenas para este mês de março está previsto um volume de 400 mm.

Dois sistemas meteorológicos de grande escalas estão influenciando o tempo no Maranhão; são a Zona de Convergência Intertropical e Zona de Convergência do Atlântico Sul. Esses sistemas provocam forte instabilidade atmosférica sobre todo o estado e há previsão de chuva a partir da tarde, com potencial para trovoadas e acumulados significativos especialmente nos setores norte, leste e sudoeste, aponta o Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Além disso, nesta época do ano há ainda o aumento na incidência de raios. Para o mês abril, a previsão é de mais chuva. “Infelizmente, as cidades não estão preparadas para receber esse volume de chuva”, ressalta Hallan Cerqueira.

Muitos transtornos vieram com o temporal dessa segunda, inclusive o desabamento de um prédio na Ponta d’Areia, na capital. Na rua Nina Rodrigues, na mesma região, um muro caiu.

Muro veio abaixo na rua Nina Rodrigues, na Ponta d'Areia. Foto: Reprodução/TV Mirante
Muro veio abaixo na rua Nina Rodrigues, na Ponta d'Areia. Foto: Reprodução/TV Mirante

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.