Saúde

Jovens têm até o próximo sábado (30) para se vacinarem contra sarampo

Pessoas de 20 a 29 anos, que não vacinaram, perderam a carteira de vacinação ou não se lembram de ter vacinado, devem procurar um posto de vacinação. Dia D, no mesmo dia do encerramento, levará postos volantes a shoppings de São Luís.

Igor Linhares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Em São Luís, Dia D de vacinação contará com postos volantes em shoppings proporcionados pela Semus.
Em São Luís, Dia D de vacinação contará com postos volantes em shoppings proporcionados pela Semus. (Foto: Agência São Luís)

SÃO LUÍS - Jovens de 20 a 29 anos têm até o próximo sábado, 30, para se vacinarem contra o sarampo, em São Luís. A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença abrangendo este público-alvo teve início no último dia 18, e tem por objetivo imunizar 9 milhões de jovens em todo o Brasil.

A faixa etária estabelecida é, de acordo com um dos últimos boletins epidemiológicos divulgados pelo Ministério da Saúde, a que mais acumula casos confirmados de sarampo no país, portanto, uma das mais suscetíveis à doença.

No próximo dia 30, mesmo dia de encerramento da campanha que tem como foco os jovens de 20 a 29 anos, será realizado o Dia D de vacinação em todo o país. Na capital maranhense, o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) planeja estratégias como abertura de unidades volantes em shoppings e em outros pontos da cidade para atender a demanda.

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

Fique por dentro

Se você tem entre 20 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina; quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Agora, se você não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra, vá até um posto de saúde onde esteja sendo oferecida a imunização e se vacine.

DIA D em São Luís

No sábado (30), a partir das 8h, acontece o Dia D contra o sarampo, com vacinas em todas as unidades de saúde até o meio-dia. À tarde, a partir das 15h, as doses estarão nos shoppings da Ilha, São Luís e Rio Anil. O sarampo é uma doença grave e pode levar a pessoa a desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.