Manifestação

Assembleia entra hoje com recurso contra decisão de Dino que determinou investigação da PF

Procuradoria da Casa quer penalidade contra a advogada Ana Clara Araújo por litigância de má fé e também que denúncia relacionada ao TCE seja encaminhada para o STJ.

Carla Lima/Ipolítica

Ministro Flávio Dino determinou que Polícia Federal faça investigação devido a denúcia de negociação de cargo de conselheiro do TCE
Ministro Flávio Dino determinou que Polícia Federal faça investigação devido a denúcia de negociação de cargo de conselheiro do TCE (Gustavo Moreno / STF)

SÃO LUÍS - A Assembleia Legisltiva se manifesta nesta quarta-feira, 13, com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão do ministro Flávio Dino em relação ao pedido de participação da advogada mineira Ana Clara Araújo para fazer parte da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que contesta o rito da sabatina da Casa do indicado do governador Carlos Brandão ao Tribunal de Contas o Estado (TCE).

A Procuradoria da Assembleia pedirá que o ministro Flávio Dino aplique sanções à advogada por litigância de má fé ao tentar entrar no processo e usar os argumentos que incluem, pelo menos, quatro denúncias contra o indicado do governador e também contra a família Brandão.

Na decisão sobre o pedido da advogada, Dino apenas negou a participação dela no processo apesar da Assembleia já ter solicitado a aplicação de penalidades.

Outro ponto que constará na manifestação da Assembleia é quanto ao encaminhamento da determinação de investigação pela Polícia Federal da denúncia de negociação de cargos de conselheiro no TCE. A Procuradoria vai alegar que a competência para fazer tal encaminhamento é do Superior Tribunal de Justiça (STJ) conforme ocorreu no caso do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, no caso dos respiratores comprados pelo consórcio Nordeste quando Costa era governador da Bahia.

A data limite para a manifestação da Assembleia termina nesta quarta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.