Em São Luís

Laudo da Defesa Civil determina interdição total do Terminal da Praia Grande

A interdição do Termina da Praia Grande terá início a meia noite desta terça-feira (22), segundo determina auto de interdição.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
O Terminal de Integração da Praia grande foi construído em 1996. Foto: Reprodução.
O Terminal de Integração da Praia grande foi construído em 1996. Foto: Reprodução.

SÃO LUÍS - Um laudo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão (CEPDECMA), expedido nesta segunda-feira (21), determina a interdição total do Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro de São Luís.

De acordo com o laudo, existe o risco iminente de desabamento e incêndio no local. Ainda segundo a Defesa Civil, existem danos aparentes no sistema estrutural, nas coberturas, no sistema elétrico, no sistema de prevenção contra incêndio e pânico.

A interdição do Termina da Praia Grande terá início a meia noite desta terça-feira (22), segundo determina auto de interdição da Defesa Civil.

Auto da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão (CEPDECMA). Foto: Reprodução
Auto da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão (CEPDECMA). Foto: Reprodução

O Imirante.com contatou o Município sobre a interdição. Em nota, a Prefeitura esclareceu que, por força de contrato assinado após o processo de licitação de transporte urbano da capital maranhense, os consórcios vencedores e que operam o serviço são inteiramente responsáveis pela realização de reformas estruturais e manutenção dos terminais de integração da capital. No caso do Terminal da Praia Grande, a competência pela administração e, consequentemente pela reforma e manutenção, é dos consórcios Ratrans, Taguatur e Central.

A Prefeitura esclareceu, ainda, que a Vara dos Direitos Difusos e Coletivos, atendendo a pedido da Procuradoria Geral do Município (PGM), determinou, no mês de setembro de 2019, que as empresas consorciadas, no prazo de 120 dias, fizessem as reformas e adequações necessárias nos terminais da capital, a fim de sanar as irregularidades constatadas no laudo da vistoria feita pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Por fim, informou que o Tribunal de Justiça do Maranhão, por sua vez, confirmou que os consórcios são responsáveis pela reforma e manutenção dos terminais e determinou o cumprimento da decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

Criação do Terminal da Praia grande:

O Terminal de Integração da Praia Grande foi construído em 1996 para facilitar o deslocamento da população de São Luís. Além do mais antigo da cidade, o terminal é um dos que registra o maior fluxo diário de passageiros, recebendo uma média de 100 mil pessoas todos os dias.

Interdição anterior:

Uma inspeção realizada no Terminal de Integração da Praia Grande, Centro, na manhã da última sexta-feira (18), pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (Cepdecma) e Corpo de Bombeiros, constatou uma série de problemas estruturais no espaço, que terá pelo menos duas plataformas interditadas nos próximos dias. Além dos buracos, constantemente denunciados pela população que frequenta o terminal, pilares deteriorados, piso danificado e cobertura inapropriada ameaçam a integridade de quem embarca e desembarca em um dos terminais mais movimentados de São Luís.

Uma inspeção foi realizada na semana passada no Terminal da Praia Grande.
Uma inspeção foi realizada na semana passada no Terminal da Praia Grande.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.