Acidente

Morte é registrada dentro de navio na Baía de São Marcos

A vítima, um mergulhador identificado como Whashington de Jesus Caldas do Vall, fazia serviços especializados de limpeza no casco da embarcação.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12

SÃO LUÍS – Uma mergulhador morreu dentro de um navio, na Baía de São Marcos, na tarde desse sábado (8), enquanto fazia a limpeza do casco da embarcação.

De acordo com informações da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), a vítima foi identificada como Whashington de Jesus Caldas do Vall, de 49 anos, mergulhador contratado pela empresa “PNG Paranaguá”. Ele estava prestando serviços de limpeza no casco da embarcação e, no momento do acidente, estava fazendo inspeção / limpeza do leme, hélice, casco e caixa de mar, e compunha uma equipe de três profissionais.

Ainda segundo a CPMA, por volta das 12h10 desse sábado, foi descoberto que o mergulhador havia sido retirado da água em estado inconsciente. Logo depois, às 12h40, foi constatado que a vítima estava sem respiração e sem pulso. Já por volta das 17h foi constatado a noite de Whashington de Jesus Caldas do Vall. A família da vítima foi avisada.

Até o início da manhã deste domingo (9), o corpo da vítima se encontrava em um frigorífico dentro do navio. Ainda na manhã de hoje, dois peritos da Polícia Federal foram encaminhados ao local para levantar todas as informações pertinentes ao acidente.

Também de acordo com a Marinha, um inquérito administrativo foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

Leia a nota na íntegra:

"A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), informa que tomou conhecimento, na noite do dia 8 de junho, de um acidente com um mergulhador que estava prestando serviço de limpeza do casco do navio “Shandong da De”, que está no fundeadouro nº 2 da Baía de São Marcos, na posição 02° 05’.9 S 044º 07’.0 W.

O Sr. Whashington de Jesus Caldas do Vall, 49 anos, mergulhador contratado pela empresa “PNG Paranaguá”, estava prestando serviços de limpeza no casco da embarcação e, no momento do acidente, estava fazendo inspeção / limpeza do leme, hélice, casco e caixa de mar, e compunha uma equipe de três profissionais.

Cerca de 12h10 do dia 8, o navio descobriu que o mergulhador Sr. Washington tinha sido retirado da água em estado inconsciente. 12h40 foi constatado que a vítima estava sem respiração e sem pulso. Por volta das 17h foi constatado o óbito da vítima. A família da vítima foi avisada.

A CPMA contatou, imediatamente, a Polícia Federal e encaminhou nesta manhã dois peritos ao navio para levantar todas as informações pertinentes ao acidente.

Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente, no que compete as responsabilade da Autoridade Marítima, quais sejam: salvaguarda da vida humana no mar, segurança da navegação e prevenção da poluição hídrica a partir de embarcações.

A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido e se solidariza com a família da vítima, familiares e amigos."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.