Descaso

No Calhau, encanação danificada há anos deixa moradores revoltados

Vizinhança já entrou em contato várias vezes com os órgãos públicos, mas nada foi feito.

Paulo Pontes/Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13
Residência prejudicada com alagamento.
Residência prejudicada com alagamento.

SÃO LUÍS – O período de chuva intensifica a falta de infraestrutura na Capital. A Rua das Tarrafas, localizada no bairro do Calhau, sofre há anos com a encanação danificada. A quantidade de água que acumula na rua durante o período chuvoso, impede que os moradores entrem em suas próprias casas. Além de prejudicar a passagem pelo local, prejudicam também os veículos e portões dos moradores. A vizinhança tem medo da contaminação de doenças, como a Leptospirose, que podem ser transmitidas após o contato com a água suja.

Asfalto da Rua das Tarrafas completamente destruído.
Asfalto da Rua das Tarrafas completamente destruído.

Lecy Matos, moradora há mais de 30 anos, diz que a sua casa é a principal prejudicada na Rua das Tarrafas. Ela afirma que já entrou em contato com a Ouvidoria-Geral do Estado do Maranhão (OGE/MA), mas não foi tomada nenhuma providência. Após entrar em contato com a Caema (Companhia de Saneamento Básico do Maranhão), ela recebeu a visita de um funcionário da empresa há 15 dias, mas nada foi feito. "O fluxo de água aqui é muito grande. Nós estamos com oito anos sofrendo com isso. A rua está destruída, e minha casa está sendo a mais prejudicada com isso. Tenho medo dos meus familiares pegarem alguma doença com essa água suja", declarou Lecy.

O odor forte toma conta das residências. A moradora Graça Soares, diz que o IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) é altíssimo no bairro do Calhau, e que é um absurdo pagar tão caro para viver no descaso. "Ás vezes eu não consigo nem dormir com tanto fedor do esgoto que exala durante a noite", afirmou Graça.

Confira o vídeo gravado por moradora durante chuva:

Pedimos uma nota para a Caema, mas até o fechamento da matéria não fomos respondidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.