Descaso

Falta de reforma e preservação resulta em desmoronamento de casarão no Centro Histórico de São Luís

Outros dois casarões estão interditados e podem cair a qualquer momento.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Casarão desmorona e deixa outros dois comprometidos no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Biné Moraes / O Estado)
Casarão desmorona e deixa outros dois comprometidos no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Biné Moraes / O Estado)

SÃO LUÍS - O forte temporal que atingiu a capital maranhense na madrugada deste domingo (24), deixou grandes estragos em pontos diversos pontos da Ilha. Após a falta de reformas, um casarão desmoronou na Rua Jacinto Maia, no Centro Histórico de São Luís.

Leia também: Deslizamento deixa casas em situação de risco no Sacavém

Muro de prédio público desaba no bairro do João Paulo após forte chuva em São Luís

Condomínio fica inundado, e carros quase desaparecem debaixo d'água

Vale ressaltar que o Centro Histórico de São Luís é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1997. Segundo Antonio Guimarães Oliveira, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, o casarão que veio abaixo na manhã deste domingo (24), pertenceu ao médico Ayres, que na época colonial, atendia gratuitamente escravos e pessoas pobres, no início do século XIX.

Confira ao vídeo gravado pelo fotógrafo Biné Moraes, de O Estado:

Ambos os casarões vizinhos ao que desmoronou correm risco de cair a qualquer momento e foram interditados pelo Corpo de Bombeiros, que informou que o imóvel é de propriedade particular e não estava habitado.

Bombeiros e Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que devido as fortes chuvas que caem na cidade nas últimas 24h, várias equipes operacionais extras estão sendo acionadas para atender as diversas ocorrências registradas nas ultimas horas. Conforme a politica Nacional de Defesa Civil, a Coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil atende diretamente à comunidade residente nas áreas de riscos catalogadas previamente, realizando a retiradas de vítimas, promovendo o encaminhamento para abrigos entre outras ações de prevenção e intervenção.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA), em articulação com as coordenadorias municipais, está atuando no atendimento aos eventos adversos, apoiando os municípios em todo o estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.