Caos na saúde

Vídeo mostra pacientes em macas nos corredores do hospital Socorrão II

O vídeo mostra uma situação bem diferente ao que foi divulgado na TV.

Heider Matos/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

SÃO LUÍS – “Corredores limpos e sem macas”. Com esta frase, a Prefeitura de São Luís vem anunciando a reforma e ampliação do Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II. No entanto, um vídeo enviado à redação do portal Imirante.com mostra uma situação bem diferente à divulgada nos comerciais de televisão.

No vídeo, um cinegrafista amador mostra diversas macas com pacientes no corredor do hospital, localizado na Cidade Operária. Em um dado momento, devido ao calor, um homem abana, com um papelão, um paciente com curativos na cabeça. No fim da gravação, outro paciente aparece deitado em maca com a cabeça enfaixada.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que os pacientes permanecem no corredor apenas enquanto aguardam o diagnóstico e o direcionamento, por um curto intervalo de tempo. Depois dos procedimentos iniciais, os pacientes são encaminhados para a enfermaria.

Em funcionamento desde o ano de 1998, o Socorrão II foi construído para reforçar a rede de urgência e emergência de São Luís, no entanto, o hospital atende cidadãos da capital e do interior do estado. Segundo a prefeitura, dentro do prazo de quinze meses toda a estrutura física do Socorrão II será reformada, incluindo a construção de um sistema de esgoto próprio, aumento da capacidade de atendimento da clínica cirúrgica, que receberá mais 65 leitos. Além disso, a construção de um anexo à UTI para dotar o setor com mais 11 leitos, totalizando 33 leitos com os 22 já existentes. Atualmente, o hospital possui 214 leitos e atende a uma média diária de 200 pessoas. Ao todo, serão investidos R$ 4,9 milhões na ampliação do hospital.

Veja a íntegra da nota

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o paciente permanece no corredor apenas enquanto aguarda o diagnóstico e o direcionamento, por um curto intervalo de tempo. Depois dos procedimentos iniciais, o paciente é prontamente encaminhado para a enfermaria, onde receberá os demais cuidados necessários.

Assista ao vídeo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.