Debate

Precariedade no Socorrão II tem repercussão na Câmara Municipal

Vereadores de oposição e da base governista discutiram problemas apresentados na terça-feira pelo Jornal Hoje.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Jhonatan Soares é co-vereador de São Luís pelo PT
Jhonatan Soares é co-vereador de São Luís pelo PT (Fabricio Cunha / Agência Câmara)

SÃO LUÍS - A denúncia de precariedade no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, apresentada pelo Jornal Hoje na última terça-feira, repercutiu na Câmara Municipal de Vereadores.

O co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), criticou a gestão em Saúde do prefeito Eduardo Braide.  

Ele ponderou o fato de a unidade receber pacientes de vários municípios do estado, mas alertou para a situação apresentada pelo telejornal, de lixo, esgoto, insetos e ratos nas dependências do hosital.

“É verdade que o Hospial Socorrão 2 recebe uma grande demanda estadual de pacientes vindos de diversos municípios maranhenses. Mas, existe um convênio que determina que a Prefeitura de São Luís receba em caixa da Secretaria de Saúde por cada paciente de outro município atendido na rede municipal. Isso está previsto na lei que cria o Sistema Único de Saúde (SUS), e o recurso do SUS não falta. Então, por que o Hospital Socorrão 2 está nessa situação de abandono?”, questionou.

Leia também: Joel Nunes explica superlotação no Socorrão II

Umbelino Júnior também lamentou a situação do Socorrão II. Ele cobrou medida enérgica do Executivo para solucionar os problemas.

“É triste quando a gente vê no noticiário nacional o contraste de uma cidade muito bonita, uma cultura forte, um povo hospitaleiro, com hospitais insalubres. Você entra no Socorrão, onde os funcionários ficam no subsolo, em condições insalubres, sem o mínimo de higiene”, disse.

Outro lado

Ao Jornal Hoje, na ocasião da reportagem que apresentou denúncias de presença de lixo, esgoto, insetos e ratos na unidade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou uma nota de esclarecimento.

Na nota, a gestão afirmou que duas empresas fazem a coleta de resíduos periodicamente na unidade. A pasta não se pronunciou, contudo, a respeito das denúncias dos pacientes sobre a presença de ratos e de insetos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.