Acidente

Dois acidentes com motos e três pessoas mortas em São Luís

Duas pessoas morreram na Avenida dos Africanos e outra na BR-135, próximo a Vila Esperança. Os dois casos aconteceram na manhã desta segunda-feira (9).

Imirante, com informações da Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - Três pessoas morreram em dois acidentes de trânsito registrados no início da manhã de ontem, na Região Metropolitana de São Luís. O primeiro deles aconteceu por volta das 7h40 na Avenida dos Africanos, onde tio e sobrinho que transitavam em uma moto caíram do veículo e quebraram o pescoço. Na Vila Esperança (área do Distrito Industrial), outro motoqueiro foi trancado por uma carreta e também morreu na queda.

O primeiro chamado anotado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi para que policiais militares do 9º Batalhão preservassem o trecho da Avenida dos Africanos, próximo à entrada do Parque Amazonas. No local, o chaveiro Domingos José dos Santos e Santos, de 32 anos, perdeu o controle da motocicleta que pilotava, uma modelo Honda Bros verde de placas de São José de Ribamar (OJI-2333).

Na garupa estava o tio do motociclista, Domingos Mira Santos Silva, de 60 anos. "Testemunhas informaram que o veículo transitava em alta velocidade rumo ao Centro, quando o condutor perdeu o controle da direção e os dois caíram no asfalto. Ambos usavam capacetes, o que nos leva a acreditar que a causa da morte possa ter sido fraturas na altura do pescoço", informou no local o agente de trânsito F. Júnior.

Segundo a Polícia Militar, o motociclista, que seria natural da cidade de Humberto de Campos, estaria na capital para fazer exames médicos. Por conta dos corpos terem permanecido estendidos na avenida por muitas horas, devido à demora da chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim), que atendiam outras ocorrências, o trânsito no local do acidente ficou lento para quem se dirigia ao bairro Areinha.

Carreta

O segundo acidente com morte aconteceu na BR-135, próximo à Vila Esperança, zona rural. Em circunstâncias semelhantes, dois homens em uma moto foram ultrapassados por uma carreta e perderam o controle da direção. Até o fechamento desta edição, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não havia identificado qual das vítimas pilotava a moto modelo Honda Bros, cuja placa é NWT-1771.

No relatório dos inspetores federais que atenderam a ocorrência, Edilson Santos Diniz, de 30 anos, foi identificado como a pessoa que perdeu a vida na colisão transversal com o caminhão modelo Mercedes-Benz, de placas NXE-2790. A segunda vítima do acidente identificada pela PRF foi Elias Diniz, de 29 anos, que saiu ferido gravemente e foi levado às pressas para o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão I).

Estatísticas - Conforme dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Estado de Segurança Pública, 93 pessoas morreram em acidentes de trânsito na Região Metropolitana de São Luís.

Os meses que mais registraram ocorrências do tipo foram agosto (15), novembro (14), março (13), janeiro e junho (11 cada um). A previsão é que o número aumente consideravelmente este mês por causa das festas de fim de ano, período no qual os condutores abusam do uso de bebidas alcoólicas.

Um total de 73% das mortes no trânsito aconteceu em São Luís. O restante está distribuído entre São José de Ribamar (19,3%) e Paço do Lumiar (7,5%). Raposa foi o único município que não teve mortes do tipo registradas pelo Ciops.

Entre as causas das mortes no trânsito registradas pelo Ciops estão colisões, atropelamentos, choques mecânicos (batida do veículo contra obstáculo) e capotamentos. Atropelamentos e colisões se destacam entre os tipos de acidentes em que houve vítimas.

Mais

O acidente com as duas mortes, na Avenida dos Africanos, está sendo investigado na Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT), enquanto que a causa da colisão com óbito na BR-135 está sob a responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os inquéritos têm prazo de 30 dias cada para serem concluídos e remetidos à Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.