Conferência na Escola

Escolas realizam conferências do MEC em São Luís

Heider Matos / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

Escolas comunitárias realizaram nesta sexta-feira (31), o projeto conferência na escola do Ministério da Educação.

 Legenda. Foto: Natalia Kelly Castro
Legenda. Foto: Natalia Kelly Castro

Ao longo do dia a escola Educando e o Instituto Cosme e Damião, ambos na Cidade Olímpica, em São Luís, realizaram diversas atividades com alunos e pais. O tema proposto para as conferências foi Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis. Os alunos desenvolveram projetos de sustentabilidade, peças teatrais, maquetes, vídeos e palestras.

 Aluna da Escola Educando. Foto: Heider Matos
Aluna da Escola Educando. Foto: Heider Matos

A aluna Layla Oliveira dos Santos do terceiro ano da escola Educando falou da importância da reciclagem para o meio ambiente. “Tudo que estamos fazendo, são de produtos recicláveis para não jogar na rua e em lugares que não devemos” disse.

 MaquetesFoto: Heider Matos
MaquetesFoto: Heider Matos

Um bazar com produtos recicláveis e um pequeno restaurante de produtos reaproveitados como casca de banana foram montados na escola Educando. Sobre o assunto, Antônia Lucia Lima, professora do terceiro ano, relatou a importância da utilização de produtos recicláveis. “Se queremos um mundo melhor, precisamos cuidar do nosso lixo. Estamos trabalhando com o lixo que foi recolhido na escola. Se conscientizarmos as crianças desde o início podemos construir um futuro melhor”, ressaltou a professora.

O Fonasc. CBH esteve presente nas conferências. Teresa Cristina Vice-coordenadora da ONG, falou da instituição e do trabalho desenvolvido no Brasil. “A entidade surgiu do ideal da gestão participativa das águas, para estimular a sociedade civil a vencer as limitações para participar da gestão cidadã das bacias hidrográficas”, disse.

 Teresa Cristina Vice-coordenadora do Fonasc.CBHFoto: Heider Matos
Teresa Cristina Vice-coordenadora do Fonasc.CBHFoto: Heider Matos

A Conferência

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.