Itapecuru Mirim

Governadora realiza inauguração e leva ações a Itapecuru

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

ITAPECURU MIRIM - Após visita a Presidente Vargas, a governadora Roseana Sarney e comitiva estiveram no município de Itapecuru-Mirim, nesta segunda-feira (29). Na cidade, onde inaugurou obras e visitou serviços oferecidos pelos órgãos estaduais, ela foi recebida pela população, prefeito Magno Amorim e diversas lideranças políticas da região. Roseana estava acompanhada de secretários de Estado, deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores.

“Viemos aqui para mostrar o nosso trabalho e dizer que é dessa forma que o Maranhão vai avançar cada vez mais. Fiz questão de vir aqui para inaugurar esta agência do Sine e acompanhar as ações do Governo Itinerante realizadas nesta cidade, que sempre me acolhe muito bem”, afirmou a governadora.

Ao lado do secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, e do prefeito Magno Amorim, Roseana Sarney inaugurou a Casa do Trabalhador. O espaço sedia uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que começará a funcionar com plena capacidade daqui a 15 dias, sob a coordenação de Josivaldo Rodrigues.

Segundo José Antônio Heluy, na Casa do Trabalhador serão oferecidos à comunidade serviços como encaminhamento para emprego, captação de vagas, orientação profissional, emissão de carteira de trabalho, inserção de jovens ao estágio do programa Viva Primeiro Emprego, entre outros.

Nas instalações da Casa do Trabalhador, um auditório também funcionará como sala de aula para capacitação de jovens via programa Maranhão Profissional, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). “Nós já inauguramos uma agência igual a esta em 14 municípios do estado e ainda o faremos em outras cidades, pois a nossa meta é inaugurar um total de 20 agências desse tipo até o fim deste ano”, destacou José Antônio Heluy.

Depois de entregar a Casa do Trabalhador, a governadora foi conferir de perto os serviços oferecidos pelo governo em unidades móveis instaladas na Praça Gomes de Sousa, no centro de Itapecuru-Mirim. Foram disponibilizados para a população caminhões do Viva Cidadão, Viva Mulher e um ônibus da Escola de Governo, onde servidores públicos receberam treinamento em informática.

Foram bastante procurados os serviços do Viva Cidadão, para emissão de diversos documentos, e também a unidade móvel da Secretaria da Mulher, que ofereceu inclusive exames ginecológicos e vacinas contra a gripe, além de palestras sobre saúde feminina.

No caminhão da Secretaria da Mulher, é possível realizar exames preventivos e até testes de HIV/Aids. Os serviços serão oferecidos na cidade até a sexta-feira (3 de maio). “Eu achei ótimo esses serviços chegarem aqui, pois eu teria que ir até São Luís tirar a segunda via da minha Carteira de Identidade”, afirmou a professora aposentada Laudinízia de Jesus Mendes.

Sementes

Roseana Sarney também entregou sementes selecionadas de feijão a produtores rurais e foi recebida com uma roda de tambor de crioula, apresentada por mulheres moradoras de áreas quilombolas. Foram entregues três mil quilos de sementes.

Foram beneficiados 850 agricultores familiares de Itapecuru-Mirim, Nina Rodrigues, Vargem Grande, São Benedito do Rio Preto, Belágua, urbano Santos, Anajatuba, Miranda do Norte, Matões, Cantanhede e Pirapemas, municípios que integram a regional.

Em seguida, a governadora conferiu as ações realizadas em um clube da cidade, onde foi oferecido um curso para cuidadores de idosos. Roseana Sarney também visitou o Hospital Regional Adélia Matos, que realizava procedimentos na área de saúde, como consultas oftalmológicas, preventivo de câncer do colo uterino, vacinação, clínica médica, pediatria e exames laboratoriais e mutirão de cirurgias de hérnia.

Acompanharam a governadora, os secretários Fábio Gondim (Gestão e Previdência), Clodomir Paz (Programas Especiais), Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional), José Costa (Ciência e Tecnologia), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Luiza Oliveira (Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania), Claudett Ribeiro (Igualdade Racial), José Márcio Leite (subsecretário de Saúde), José Ribamar Vieira (Gabinete Militar), entre outros. A comitiva também teve a presença do presidente da Academia Maranhense de Letras, jornalista e ex-deputado Benedito Buzar, que é natural de Itapecuru.

Mais Itinerante

Nesta terça-feira (30), a programação prossegue em Vargem Grande e Nina Rodrigues. Na primeira cidade, a governadora inaugura uma Academia do Idoso e acompanha as ações do Governo Itinerante no município, que constam de serviços do Viva Cidadão (emissão de documentos), palestras e oficinas e entrega de sementes selecionadas. Na área de saúde, serão oferecidos atendimentos que englobam oftalmologia (consultas e cirurgias), preventivo de câncer do colo uterino, vacinação, clínica médica, pediatria e exames laboratoriais.

Em Nina Rodrigues, o primeiro compromisso no município será a inauguração do Centro de Ensino Unificado (CEU) Maria Quaresma, unidade com seis salas de aula. A governadora confere as ações que serão realizadas no município por secretarias e órgãos estaduais, nas áreas de saúde, cidadania, meio ambiente, agricultura, cultura, turismo, educação, ciência e tecnologia, entre outras.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.