São Luís

Defensoria realiza palestra sobre idoso em escola de São Luís

divulgação/ DPE

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, da Defensoria Pública do Estado (Ciapvi), Isabel Lopizic, ministrou palestra para 300 alunos do Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil.

A ação faz parte do conteúdo programático do projeto "A Paz em Você", desenvolvido pela escola para a comunidade discente, por meio de atividades com temas reflexivos sobre valores fundamentais à vida, aliando as disciplinas curriculares aos assuntos em debate.

Na oportunidade, a assistente social Isabel Lopizic, que também é presidente do Conselho Estadual do Direito do Idoso, destacou que a pessoa idosa tem um papel importante na sociedade e, considerando que o segmento é um dos que mais tem crescido nos últimos anos, se torna cada vez mais urgente a redefinição de seu espaço nas áreas cultural, social e econômica.

Após uma explanação minuciosa sobre o idoso na sociedade atual, Isabel Lopizic apresentou o trabalho da Defensoria aos alunos, destacando as ações de defesa da pessoa idosa, por meio da atuação do Núcleo Especializado do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde e do Ciapvi.

Segundo ela, em 2013, a instituição irá desenvolver diversas atividades sobre o tema “Intergeracionalidade” em escolas estaduais, municipais e particulares, como forma de contribuir no enfrentamento à violência.

"A violência só será vencida com ações de paz, quando a sociedade entender que o envelhecimento é uma realidade mundial e que precisamos ter uma convivência harmoniosa entre as várias gerações", disse Lopizic, acrescentando que é preciso reconhecer o idoso como ator principal de sua vida. "Isso muitas vezes significa refazer caminhos, reconhecer erros, reaprender e aprender a viver com dignidade", finalizou.

Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.