SÃO LUÍS – Muitas pessoas já olharam a placa nos coletivos reservando alguns assentos para os idosos. Isso acontece de fato para facilitar a vida dessas pessoas. No Brasil tem leis para proteger as pessoas mais velhas. Essas leis fazem parte do Estatuto do Idoso. No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na segunda-feira (2), a 1ª subdefensora – geral do Maranhão, Cristiane Marques, concedeu entrevista ao programa Abrindo o Verbo da Mirante AM e falou sobre o papel da Defensoria Pública em busca dos direitos ao idoso. Atualmente, há o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência a Pessoa Idosa (CIAPVI).
“A gente tem feito um trabalho contínuo. Neste ano de 2023 completa 20 anos da aprovação do Estatuto Nacional da Pessoa Idosa e também foi simbolicamente no dia primeiro de outubro de 2003”, disse Cristiane Marques.
Ouça:
Saiba Mais
- Atualidades discute direitos e qualidade de vida na terceira idade
- Idoso luta para provar que está vivo após ser declarado morto por cartório e ter aposentadoria cancelada no Maranhão
- Violência contra a pessoa idosa ainda é recorrente na capital
- No Dia do Idoso, médica dá dicas de como melhorar a qualidade do sono
- Idoso de 79 anos é morto dentro de casa em São José de Ribamar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.