Retorno

Na volta às aulas, alunos da UFMA se preocupam com calendário acadêmico

Para quem está no fim do curso, a preocupação é o atraso para se formar e colar grau.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - No primeiro dia de aulas após a decisão dos professores universitários em suspender a greve, houve um grande movimento de estudantes nas salas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Após 115 dias de greve, muitos alunos estão preocupados com os eventuais prejuízos que a mudança no calendário acadêmico pode provocar.

Com o encerramento da paralisação na UFMA, o calendário do ano letivo teve que ser redefinido. O término do primeiro semestre de 2012 está marcado para o dia 27 de outubro, pois o primeiro semestre estava com 65 dias cumpridos, e os professores devem continuar os conteúdos e avaliações de onde pararam.

Para muitos alunos, a maior preocupação é com o rendimento e as notas obtidas nas disciplinas durante o período letivo, que teve de ser mudado. Para quem está no fim do curso universitário, a preocupação é com os atrasos para se formar e colar grau.

Para a aluna do segundo período de Biblioteconomia Djalda Muniz, a alteração no calendário acadêmico trará prejuízos aos estudantes mesmo com os 100 dias de período letivo. "As aulas serão corridas e será difícil acompanhar os conteúdos e ter o mesmo rendimento que nos períodos anteriores", disse.

O aluno do 5º período de Turismo, João Cordeiro, também, citou que o período letivo pode ser corrido e a mudança no calendário pode atrapalhar a formatura da turma. "Se for conforme o calendário vai dar tudo certo. Mas muita coisa vai ser corrida nesse semestre, até tudo voltar ao normal", afirmou.

Segundo semestre

Por causa da greve, o ano letivo se estenderá até 11 de março de 2013, porque o segundo semestre letivo só terá início no dia 12 de novembro, quando os alunos matriculados na UFMA com a aprovação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) poderão assistir às primeiras aulas na universidade. A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da UFMA afirma que, para ser concluído, o semestre letivo necessita ainda de 35 dias. O calendário acadêmico deve ser normalizado em 2014 ou 2015.

Segundo a coordenadora do curso de Turismo, professora doutora Rosélis Barbosa Câmara, a orientação é de que todos os dias letivos sejam respeitados sem pressa para concluir o primeiro semestre letivo de 2012. "Hoje [ontem], foi o dia de ajustes entre alunos e professores. A partir daqui, é preciso fazer um elo novamente com os assuntos que foram interrompidos há quatro meses. Procuramos resgatar ao máximo os assuntos para não ter prejuízos maiores", explicou.

Mais

Por causa da greve de professores da UFMA, ano letivo será encerrado apenas em março de 2013. Primeiro semestre terminará em outubro, e o calendário acadêmico somente deve ser normalizado em 2014 ou 2015.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.