São Luís 400 anos

São Luís recebe título de 'Capital Americana da Cultura'

Título, concedido pelo IBOCC, vai ser recebido, hoje, em cerimônia no TAA.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

SÃO LUÍS – São Luís recebe, nesta quarta-feira (18), o título de "Capital Americana da Cultura 2012". O título, concedido pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), vai ser recebido em uma cerimônia marcada para as 20h, no Teatro Arthur Azevedo, Centro da capital maranhense. Em 2009, São Luís havia sido eleita "Capital Brasileira da Cultura". Na época, a cidade foi escolhida por um júri constituído por representantes dos ministérios da Cultura e de Turismo e pelo IBOCC.

De acordo com o vice-presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau (SLC&VB), Nan Souza, que coordena projetos voltados aos 400 anos da capital, o trabalho foi iniciado ainda em 2008. "O trabalho foi iniciado com a apresentação do projeto à instituição que promove a eleição de ‘Capital Brasileira da Cultura’. Em 2009, a cidade ostentou o título e desenvolveu o projeto para 2012, aliando a comemoração dos 400 anos", disse, em entrevista ao Imirante nesta quarta-feira.

A programação, durante todo o ano, visa uma mobilização de toda a sociedade. "É toda uma movimentação. O próprio calendário do Bureau Internacional é no sentido de ser alimentado por ações que dizem respeito à preservação e à valorização de cidades históricas", afirma. O projeto compreende, ainda, a busca por uma "cidade criativa", com a elaboração de soluções para a gestão da cidade, sob os aspectos econômico, social, ambiental e cultural. Além disso, vários projetos voltados ao quarto centenário da cidade estão encaminhados, como uma seleção de músicas – de compositores e intérpretes de São Luís e, também, em cidades da região metropolitana – para a produção de um CD e incentivo à produção literária sobre a história da cidade, como é o caso do livro "400 anos luz", do fotógrafo Meireles Jr., que vai ser lançado, em São Luís, no próximo dia 27. "Vamos pesquisar as 400 músicas mais marcantes sobre a história dos 400 anos da cidade. Uma semifinal vai definir 12 ou 14 músicas, sendo que duas serão escolhidas pela população por meio de votação, para a produção de um CD", afirma.

O vice-presidente do SLC&VB destacou, durante a entrevista, a importância do título para a cidade. "Temos que ter uma decisão política de cuidar desse patrimônio que não é nosso, é da humanidade e, agora, é ‘Capital Brasileira da Cultura’ e ‘Capital Americana da Cultura’. São títulos que devem ser incorporados em cada um de nós", disse.

Obras no aeroporto

Na segunda-feira (16), empresários maranhenses visitaram as obras do aeroporto de São Luís, Marechal Hugo da Cunha Machado, no Tirirical, com o objetivo de cobrar providências da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A visita contou com a presença de representantes do SLC&VB.

Sobre o assunto, o representante da entidade adiantou que, hoje, uma reunião vai definir uma carta a ser apresentada às autoridades, com o objetivo de "denunciar o quanto o descuido, a falta de planejamento leva ao comprometimento da dinâmica da economia da cidade, e até do Estado", conforme afirma Nan Souza. "Nós precisamos criar uma logística de transporte de toda a natureza para que a cidade e o Estado não tenha o seu desenvolvimento comprometido por falta de uma estrada, por falta de um aeroporto, de uma comunicação, etc.", finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.