São Luís

Esquema de segurança está montado para os shows de hoje na Lagoa da Jansen

Cerca de 300 pessoas estarão envolvidas no esquema de segurança.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - Cerca de 300 pessoas estarão envolvidas no esquema de segurança montado pelo Comando do Policiamento Metropolitano da capital para os shows de Alcione e Zeca Pagodinho, atrações do último dia de programação de shows dos 400 anos. Com uma superestrutura de patrulhamento, os homens da Polícia Militar terão o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) para garantir a segurança do público que for até a Lagoa da Jansen na noite de hoje.

Para que o público possa curtir as apresentações de Alcione e Zeca Pagodinho sem perturbações, um total de 150 homens fará a patrulha nas barreiras de abordagem no local dos shows.

O patrulhamento contará com o apoio de 10 viaturas da Polícia Militar e seis da Polícia Civil, que atuarão no entorno da lagoa. Oito motocicletas ficarão dispostas nas vias transversais à área dos shows e nove conjuntos de cavalaria. Além dessas estruturas, o esquema prevê o funcionamento de um hospital de campanha e o suporte do Corpo de Bombeiros Militar e da Blitz Urbana.

O destaque do esquema de segurança para hoje é o apoio prestado pelo GTA, que reforçará o patrulhamento com o envio de cinco viaturas e um helicóptero. A partir de 8h de hoje e às 14h, viaturas da Polícia Militar farão um bloqueio parcial nas vias que cercam a Lagoa da Jansen. Quem quiser passar pelo local deverá fazer alguns desvios, que serão retirados apenas depois do encerramento das apresentações nos palcos, como aconteceu nos fins de semana anteriores.

Êxito - Segundo o coronel Jeferson Teles, comandante do Policiamento Metropolitano da capital, o plano, desenvolvido especialmente para a última rodada de shows, tem como objetivo fechar a programação com o mesmo êxito obtido nos outros quatro finais de semana deste mês.

O coronel Teles frisou que não foram registradas ocorrências graves em nenhum dos shows da programação, e os shows de hoje devem ter o mesmo resultado. Com o patrulhamento intensivo e a eficiência do sistema de videomonitoramento no local dos shows foi um dos destaques para o sucesso do plano de segurança.

Por meio de 16 câmeras, os operadores da central de monitoramento identificam situações suspeitas ou princípios de tumulto e repassam as informações via rádio para os homens das plataformas de observação.

"O ingrediente principal para o brilhantismo da festa de comemoração de 400 anos da capital foi a segurança. As pessoas estão levando crianças de colo, idosos se sentiram confiantes para ir aos shows de Roberto Carlos e Zezé de Camargo e Luciano e devem voltar ao local dos shows neste sábado [hoje]. Isso representa a credibilidade do público no esquema de segurança que foi desenvolvido", afirmou o comandante do Policiamento Metropolitano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.