Literatura

Uema lança Coleção São Luís 400 Anos na AML

A coleção é composta por onze livros, todos com temas inspirados em São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, preside nesta terça-feira (25), às 19h, no Salão Nobre da Academia Maranhense de Letras, a solenidade de lançamento da Coleção São Luís 400 anos.

A coleção teve seu surgimento motivado por dois fatores: o primeiro diz respeito à comemoração do quarto centenário da cidade de São Luís. Outro motivo, reflete o fato de a cidade ser o lugar em que ocorrem constantes transformações.

A Coleção São Luís 400 anos é composta por onze livros, todos com temas inspirados e transcorridos na capital maranhense, sendo oito acadêmicos, produzidos por professores da Uema, e três não-acadêmicos, escritos por estudantes e pessoas da comunidade ludovicense.

Produzidos dentro de um programa de edição, a Coleção, além de constituir-se em uma homenagem, que a Uema faz à capital maranhense, em seus quatro séculos de existência, objetiva contribuir, significativamente, para o desenvolvimento científico e cultural do estado, em qualquer área do conhecimento.

De acordo com o reitor José Augusto Oliveira, a Coleção São Luís 400 anos traz uma importante discussão sobre os problemas da capital maranhense, no momento em que esta completa seu quarto centenário de existência, demonstrando o apego da instituição à cidade na qual está situada.

Quanto à Coleção, o reitor José Augusto afirmou que “ao utilizar formas inovadoras de participação e de integração, como o fomento à leitura e ao interesse pela história de nossa cidade, a Uema estará decisivamente contribuindo para elevar a sua credibilidade como instituição de saber e cultura, e, sobretudo, para provocar o entusiasmo e orgulho nos seus professores e alunos”.

O reitor também enfatizou que o novo conceito de Universidade defendido e partilhado é o de uma instituição integrada à sua comunidade, que esteja a serviço de suas necessidades.

“Primamos por uma instituição que estude e equacione os seus problemas fundamentais e lhes dê a solução tecnicamente mais viável; que, numa organicidade perfeita dos seus diversos níveis de ensino, transforme, através do processo educativo, a matéria-prima que é o homem em produto do mais alto teor qualitativo, em função e na medida das necessidades e solicitações da própria comunidade”, ressaltou.

Na solenidade de lançamento da Coleção, ainda estarão presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o diretor da Editora Uema, Iran de Jesus Rodrigues dos Passos, e demais professores da instituição e pessoas da comunidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.