Meio Ambiente

Conferência do Meio Ambiente é realizada em São José de Ribamar

Divulgação/Sema

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Cerca de 200 representantes de diversos segmentos sociais dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, participaram, nesta sexta-feira (5), no Liceu Ribamarense II, da décima primeira etapa regional da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente. Durante o evento, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), os participantes discutem a “Gestão dos Resíduos Sólidos” e vários subitens, como “Produção e consumo Sustentáveis”.

Na mesa de abertura, diversas autoridades, entre as quais a secretária-ajunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Saboya, representando o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes, secretários de meio ambiente dos municípios participantes, vereadores e representantes da sociedade civil, além do promotor de Meio Ambiente, Fernando Barreto.

Após a abertura, o engenheiro Ambiental, Ozelito Júnior ministrou a palestra "Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais" que expôs dados sobre produção, consumo e destinação dos resíduos sólidos. Em seguida os participantes dividiram-se em grupos de trabalho.

A Conferência em São José de Ribamar encerra a etapa de conferências realizadas pela Sema em todas as regiões do Maranhão. Os resultados dos debates vão subsidiar a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, a ser realizada de 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. A Conferência Nacional será em Brasília, de 24 a 27 de outubro.

Lorena Saboya afirmou que a Sema está incentivando a discussão sobre a questão dos resíduos sólidos por meios das conferências. "Foram três meses viajando pelo Maranhão, ouvindo a população e todos os segmentos sociais e hoje chegamos a 11ª Conferência Regional”. Para ela, a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos ajudou a fomentar a gestão compartilhada. A representante da Sema lembrou que o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos do Maranhão, construído de forma participativa, foi entregue dentro do prazo”.

O secretário de Meio Ambiente de São José de Ribamar, José Isaac Buarque de Holanda, elogiou o trabalho da Sema com os municípios. O secretário de Meio Ambiente de Raposa, Tarcisio Gomes, chamou a atenção para a necessidade de preservar as grandes áreas naturais da Ilha de São Luís. Já o coordenador de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Ronald Abreu Moraes, defendeu a educação ambiental para conscientizar a todos sobre a questão ambiental.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.