Colegiado

Pedro Chagas é eleito vice-presidente do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal

Eleição ocorreu em Brasília.

Ipolítica

Atualizada em 06/02/2024 às 15h30
Chagas destacou importância de participar das discussões no Fórum
Chagas destacou importância de participar das discussões no Fórum (Divulgação)

BRASÍLIA - Em votação realizada nesta segunda-feira (5), em Brasília, o secretário do Meio Ambioente do Maranhão, Pedro Chagas, foi escolhido para vice-presidente do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal.

O colegiado reúne secretários de meio ambiente da região para alinhar estratégias frente aos desafios ambientais e debater soluções e oportunidades compartilhadas pelos estados. Para presidir o Fórum foi reeleita a secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi), Julie Messias.

Pedro Chagas destacou que o governador Carlos Brandão tem assumido um compromisso de grande peso dentro da agenda ambiental compartilhada com os demais estados da Amazônia.

“Fazer parte deste importante espaço de discussão fortalece a participação do Maranhão tanto no diálogo como na construção de iniciativas voltadas para o desenvolvimento ambiental, social e econômico da Amazônia. Além disso coloca em perspectiva as ações realizadas à frente da Sema, proporcionando maior interação com diversos segmentos por um desenvolvimento mais sustentável”, declarou o secretário de Meio Ambiente do Maranhão.

Integram a região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. 

O fórum é vinculado à Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), uma rede de instituições internacionais, governos, sociedade civil e comunidades que cooperam em atividades relacionadas ao combate ao desmatamento das florestas tropicais, redução da emissão de carbono na atmosfera e alternativas sustentáveis.

Entre as pautas da reunião, os secretários trataram de oportunidades de financiamento nacional para a transição econômica na Amazônia, adaptação e gestão de emergências climáticas, implementação de PPCDA e campanha de combate ao desmatamento ilegal, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.