Em Paço do Lumiar

DPE solicita ao município reparos em vias danificadas por fortes chuvas

Os defensores solicitaram também um relatório, no prazo de dez dias, das áreas mais afetadas e das providências já adotadas pela Secretaria Infraestrutura e Urbanismo da cidade.

Imirante.com, com informações da DPE-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Rua do bairro Maiobão após forte chuva. Foto: Divulgação.
Rua do bairro Maiobão após forte chuva. Foto: Divulgação.

PAÇO DO LUMIAR - A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), por meio do Núcleo Regional de Paço do Lumiar, solicitou à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da cidade, obras e reparos em ruas de diversos bairros, que sofreram grandes estragos em virtude das fortes chuvas que atingiram o município nas últimas semanas.

A solicitação foi feita por meio de ofício assinado pelos defensores públicos, titulares do Núcleo de Paço do Lumiar, Débora Alcântara Rodrigues e Thiago Manoel Cavalcante Amin Castro.

Leia também:

Após forte chuva, ruas do Maiobão se transformam em rios

Prefeitura decreta situação de emergência

Rua fica destruída após temporal no bairro Maiobão

Cansados de esperar, moradores tapam buracos com pedras

No documento, os defensores destacam que foram verificados diversos danos em várias ruas da cidade e algumas residências, que colocam em risco a integridade dos cidadãos, especialmente nos bairros do Maiobão, Tendal Mirim, Porto do Mocajituba, Estrada da Maioba e Sítio Grande.

Por causa da intensidade das precipitações, como ocorrido no dia 2 deste mês, os defensores solicitaram também um relatório, no prazo de dez dias, das áreas mais afetadas e das providências já adotadas pela Secretaria, além da realização de mapeamento das áreas com risco de desabamento e deslizamento de terra, de modo a preservar a vida e a integridade física dos luminenses.

A atuação da instituição nesta matéria tem como justificativa a prerrogativa da Defensoria Pública para requisitar de autoridade pública e de seus agentes exames, certidões, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências necessárias ao exercício de suas atribuições.

Cansados de esperar:

Na última terça-feira (12), moradores da avenida General Arthur Carvalho, já no bairro Boa Vista, em Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís, resolveram unir forças e começaram uma operação tapa buracos na via.

Além da precariedade da avenida, os moradores relataram a ação de criminosos, pois os condutores de veículos precisam reduzir a velocidade e é nesse momento que os bandidos aproveitam para realizarem vários assaltos.

Moradores tentando amenizar o sofrimento com a buraqueira. Foto: Divulgação
Moradores tentando amenizar o sofrimento com a buraqueira. Foto: Divulgação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.