União

Casamento Comunitário em Olinda Nova une 35 casais

Divulgação/CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

OLINDA NOVA DO MARANHÃO - A Comarca de Olinda Nova do Maranhão realizou nessa quarta-feira (5) uma etapa do projeto Casamento Comunitário. A solenidade ocorreu no Ginásio Manoel Nogueira de Castro, e contou com a participação de 35 casais inscritos. De acordo com a juíza Anelise Nogueira Reginato, titular da comarca, todos os atos de registro civil, necessários à realização do “Projeto Casamentos Comunitários” organizado pelo Poder Judiciário do Maranhão, foram gratuitos.

Além da magistrada, que promoveu a cerimônia, o juiz Karlos Alberto Ribeiro Mota, titular de São Vicente Férrer, auxiliou na celebração dos casamentos. “Foi uma solenidade bonita, com marcha nupcial, entrada das noivas, e telão com fotografia de todos os casais. Tivemos ainda uma festa com recepção para os noivos e convidados, bem como a benção do padre da Igreja Católica e do pastor da Igreja Evangélica”, destacou Anelise. A juíza ressaltou, também, o trabalho de organização de Secretária Municipal de Assistência Social de Olinda Nova, Rosenilde Costa Amaral.

Entre as autoridades que participaram do casamento, o prefeito Edson Barros Costa Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores Robson da Pampa, e a titular do cartório de Olinda Nova, Eliane Sousa. No destaque do casamento, Antônio de Lisboa Costa Serra e Maria de Jesus Gomes Soares, juntos há 48 anos.

Dificuldades nas inscrições

As inscrições para este casamento, realizadas no mês de novembro de 2013, estavam sendo feitas no Cartório Extrajudicial de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Matinha porque a serventia de Olinda Nova ainda não havia sido instalada. Por isso, a magistrada prorrogou o período de inscrições.

“Algumas pessoas estavam tendo dificuldades para se deslocarem até a Comarca de Matinha, por isso resolvemos prorrogar as inscrições por mais uma semana, para que os noivos pudessem fazer suas inscrições aqui mesmo na comarca”, explicou Anelise Reginato.

O casamento é gratuito para os noivos, atendendo ao principal objetivo do projeto "Casamentos Comunitários", que é garantir o direito à oficialização da união de casais que não possuem renda para arcar com os custos de um casamento. Esse projeto foi instituído em 1999, pelo desembargador Jorge Rachid.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.