Ação

Bibliotecas em ação de incentivo à leitura

Projeto Cidadania e Leitura é realizado pela Sociedade de Amigos da Biblioteca (SAB), com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto Cultural Vale

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Biblioteca comunitária do projeto Cidadania e Leitura)

São Luís - O projeto Cidadania e Leitura, que tem como foco a instalação de bibliotecas e ações de incentivo à leitura na área Itaqui-Bacanga, está chegando ao seu ápice. No dia 30 deste mês, a Biblioteca Comunitária Maria José Aragão será inaugurada, na Vila Bacanga. E no mês de novembro, será aberta a da comunidade Vila Ariri. A ação é realizada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca (SAB), em parceria com a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Cada biblioteca é trabalhada em todas as etapas, da concepção do projeto até a catalogação dos livros e inauguração. Assim, as unidades estão recebendo acervo de mil livros, mobiliário, equipamentos de informática e oficina de formação para os profissionais que atuarão nos espaços.

Para marcar a entrega, é realizada uma programação especial, que inclui palestra, roda de leitura, oficinas, contação de história, teatro, concurso literário e brincadeiras populares. A iniciativa visa fortalecer vínculos entre as comunidades de 13 bairros da microrregião da Vila Embratel e 15 da Vila Ariri. “É feito um estudo minucioso nas comunidades que vão receber o projeto. Na Vila Ariri, por exemplo, não há um espaço como esse de fortalecimento da vida comunitária”, afirma a bibliotecária e coordenadora da iniciativa, Rosa Maria Ferreira Lima.

A gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, destacou o poder transformador que o projeto agrega ao ser instalado nos bairros. “Levar bibliotecas para as comunidades do Itaqui-Bacanga, tem o potencial de promover o acesso ao conhecimento e à cultura. Nosso trabalho no Instituto Cultural Vale tem como princípio possibilitar às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro, por meio da vivência da cultura. Entendemos que projetos como o Cidadania e Leitura tem um importante papel na transformação positiva na vida das pessoas e na democratização do conhecimento”, declarou Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Moisilesia Bucele, presidente da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), é só gratidão pela parceria. “Um projeto como esse é de fundamental importância para a área Itaqui-Bacanga, por vários fatores. A leitura traz conhecimento, empoderamento, sabedoria para as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ter um espaço como esse é, sem sombra de dúvida assegurar à comunidade a possibilidade de acesso facilitado ao livro”, afirma ela.

Sobre

As atividades aglutinadas com a entrega das bibliotecas são diversas, como no caso da palestra “A importância da leitura e da biblioteca no exercício da cidadania”, pela professora doutora Leoneide Martins, da UFMA; da Oficina de Organização e Dinamização de Biblioteca, ministrada pela professora Maria do Rosário Guimarães Almeida; e da Oficina da Promoção de Leitura, pela professora mestre Aldenora Resende (UFMA).

As atividades de fomento à leitura são reforçadas com a utilização do Carro Biblioteca (da SAB). “O projeto é bastante abrangente dentro da comunidade e inclui a publicação de livro com as obras dos participantes do Concurso de Contos e Poesia”, afirma Rosa Maria Ferreira Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.