Disciplina

Oito passos para transformar a leitura em uma prática diária

Algumas estratégias podem ajudar a transformar a leitura em um hábito diário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(leitura)

São Paulo - Em tempos de isolamento social, o brasileiro está se conscientizando dos benefícios que a leitura diária pode conceder em termos de distração e conhecimento. Ler mais está entre os TOP 10 Objetivos para 2021, segundo levantamento da 7waves, aplicativo de gestão de objetivos de vida que ajuda as pessoas a pararem de procrastinar e que possui mais de 350 mil usuários por todo o mundo e mais de 700 mil de objetivos de vida cadastrados.

Mais do que um ótimo passatempo, ler é uma excelente ferramenta de aprendizado e crescimento profissional e pessoal, além de reduzir o estresse, estimular a criatividade e exercitar a nossa memória, ajudando na prevenção de doenças como Alzheimer. Para auxiliar na missão de incluir o hábito na rotina diária, Rodolfo Ribeiro, CEO da startup, dá dicas práticas para adoção de novos costumes. Confira:

• Reserve um período do dia:
Seja por quinze minutos, meia-hora ou por mais tempo, leitura é um hábito que deve ser inserido diariamente, com resiliência e determinação. Pode ser após o almoço, no ônibus ou metrô, no intervalo das aulas, antes de dormir... não importa o horário, desde que o hábito se torne algo fixo.

• Comece por adaptações:
As obras que são retratadas em filmes são um bom começo para reter a leitura, como adaptações literárias Games of Thrones, Outlander, Clube da Luta, Senhor dos Anéis, Harry Potter, entre outros. Para quem gostou desses filmes e séries, vale dar uma chance aos livros em que essas histórias foram baseadas.

• Fique de olho nos best-sellers:

Quando um livro se torna um best-seller e entra para lista de mais vendidos o motivo é um só: o autor conquistou o coração do público. Geralmente, são histórias com uma narrativa bem construída e envolvente. Que tal dar uma chance para eles? Ler um best-seller pode ser uma ótima forma de inserir a leitura no dia a dia.

• Descubra seu gênero favorito:

Muitas pessoas acabam se afastando da leitura por receio de não gostar de livros mais clássicos, como Romeu e Julieta. Mas existem diversos gêneros dentro da literatura: romance, fantasia, terror, suspense, ficção científica, biografia e autoajuda. Descubra seu gênero favorito e se jogue no mundo dos livros!

• Adote livros digitais e audiobooks:

Uma alternativa que vem ganhando cada vez mais espaço com a tecnologia são os e-books (livros digitais) e os audiobooks (livros falados). Seja por meio de aparelhos ou aplicativos para smartphone, eles são uma ótima companhia para aquela uma hora de treino na academia ou corrida no começo do dia.

• Entenda quando a leitura não fluir:

Ler precisa ser prazeroso e não algo feito por obrigação. Se após alguns capítulos, você perceber que a leitura não está fluindo, não há problema em deixar o livro de lado e partir para outro. Muitas vezes, pode acontecer de você não estar no momento certo para aquela história e, continuar insistindo, além de prejudicar o seu relacionamento com a narrativa, acaba impedindo que você tenha uma experiência melhor com outros conteúdos.

• Tenha pequenas metas:

Para ajudar a criar o hábito, vale determinar pequenos objetivos, como três páginas por dia. Ao conquistar e concluir essas metas, você se sentirá mais motivado para continuar. Vale a ajuda de aplicativos também, como o 7waves , para ajudar no controle.

• Compartilhe suas leituras:

Fazer parte de clube de leitura ou dividir opinião sobre obras nas redes sociais ou com conhecidos é uma boa forma de fazer novos amigos e trocar dicas e experiências. Com isso, você pode também incentivar outras pessoas a começarem a ler.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.