Coluna PH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
A atleta maranhense Rayssa Leal foi a atração do Liga NESCAU® Summit, congresso digital voltado para profissionais de educação física, realizado ontem em São Paulo
A atleta maranhense Rayssa Leal foi a atração do Liga NESCAU® Summit, congresso digital voltado para profissionais de educação física, realizado ontem em São Paulo

Atotô Babá
Divulgada a programação do Festival Curta Campos do Jordão 2021, que será totalmente on-line, com exibições das mostras competitivas a partir do
dia 20 deste mês.
Detalhe importante: o curta-metragem “Atotô Babá” será o único maranhense a participar da mostra.
O filme será exibido na primeira sessão de documentários disponíveis no canal do Cine Clube Araucária, no YouTube, a partir da data de abertura.
E vai ter júri popular. O roteiro e a direção são da jornalista
Márcia Carvalho.

Restauração de estátua
A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, assinou ordem de serviço para a imediata restauração da estátua de Benedito Leite, localizada na praça de mesmo nome.
Feito em Paris pelo escultor francês François Emile Decarchemont e inaugurado em 28 de fevereiro de 1912, o monumento sofreu ação de vandalismo em junho de 2017, quando a placa de bronze fixada aos pés da estátua foi furtada, sendo recuperada meses depois.
O projeto de restauração aprovado pelo Iphan/MA foi elaborado pela equipe técnica da Fundação, que fez o levantamento dos danos e apontou a execução de vários serviços.

Contra a PEC
O Ministério Público do Maranhão e a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão juntaram-se ao
ato que acontece em vários outros estados do país contra a PEC 005/2021, que pode ferir sua autonomia e prejudicar o sistema de Justiça no Brasil.
O protesto ocorreu ontem, em frente à Sede das Promotorias da Capital, ao lado do Fórum,
Calhau.
A proposta, que deve ser votada pelos deputados, pode alterar o artigo 130-A da Constituição Federal, que diz respeito à composição do Conselho Nacional do Ministério Público.
Com sua aprovação, o conselho passaria a ter um membro a mais – sendo ele um integrante da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
Além disso, a PEC tira a obrigatoriedade de Corregedor Nacional ser escolhido por membros do MP, podendo ser indicado externamente.

Corpo e arte
A segunda edição do Território Corpo acontece no Centro Cultural Vale Maranhão até o dia 23 de outubro. Criado em 2020 pelo artista Calu Zabel, o programa abre espaço para o fazer artístico, promovendo novas experiências e formas de pensar a dança, o teatro, o corpo e a performance.
Além disso, possibilita o diálogo sobre as relações entre corpo, arte e sociedade, a partir de diferentes perspectivas, reunindo artistas maranhenses, de outros estados brasileiros e de outros países.
Este ano, a programação expande seu alcance e celebra a rua enquanto espaço de criação e experiência artística, onde artistas e público produzem conexões e trabalhos que tratam de temas urgentes e atuais.

TRIVIAL VARIADO

Celebrado ontem o Dia Mundial de Prevenção contra a Trombose. Com o lema “De olhos abertos para a trombose”, a data foi de conscientização mundial para uma ameaça que tira a vida de uma em cada quatro pessoas no mundo.

Tem mais: decorrente da obstrução de artérias ou veias, a trombose envolve doenças como infarto do miocárdio, AVC, trombose venosa de extremidades e embolia pulmonar.

No assunto: a trombose ganhou, recentemente, bastante impacto na mídia por ser uma das complicações mais temidas da covid-19 e um de seus pilares terapêuticos. O principal enfoque nesse tema é que uma série de medidas pode prevenir seu surgimento e o tratamento precoce minimiza suas complicações.

Em tempo: as principais causas da doença arterial são idade avançada, tabagismo, obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão e elevação dos níveis de gorduras no sangue.
Sinais de alerta como dor torácica intensa, falta de ar, perda de consciência, confusão mental, devem fazer com que os pacientes busquem atendimento médico imediato.

Minutos podem fazer toda a diferença em salvar uma vida ou reduzir sequelas que podem trazer prejuízos para a qualidade de vida. Todas as modalidades de tratamento para os eventos trombóticos estão contempladas pelo SUS. Tanto no quesito de medicações anticoagulantes quanto no de procedimentos vasculares (angioplastias, dissolução dos coágulos e cirurgias).

Cirurgião vascular do Hospital São Domingo, em São Luís, o cardiologista Raimundo Furtado alerta para a importância do diagnóstico precoce. Uma a cada quatro mortes no mundo é associada à doença. Converse com seu médico sobre o assunto.
As duas ações humanas que mais matam pássaros no mundo são a destruição dos ambientes naturais e as colisões em vidraças e vidros espelhados. Para debater como evitar os acidentes, a SAVE Brasil, realiza hoje à noite, evento online gratuito, com especialistas de diferentes países e formações.

Tome nota: na próxima segunda-feira, o comércio não vai funcionar na capital maranhense, em comemoração ao Dia do Comerciário. O feriado está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Portanto, com as lojas fechadas na segunda, é bom antecipar as compras esta semana.

Um dos mais aplaudidos
grupos de samba de São Luís, o CDC, vai comemorar dois anos de palco com uma
festa animada no Casarão Colonial, no próximo domingo. Nessa mesma dará, os músicos gravarão um DVD no espaço, projeto que deixará o momento marcado na história do espaço.

DE RELANCE

João do Vale na janela
Os 87 anos de nascimento do cantor e compositor maranhense João da Vale, nascido em Pedreiras, será comemorado hoje e contará com sanfoneiros nas janelas de um casarão em São Luís. O evento “Pisa na Fulô, Forró na Janela” é uma homenagem também ao Rei do Baião Luís Gonzaga. E irá acontecer a partir das 18h com a participação do grupo de forró Pé no Chão e mais 10 sanfoneiros que se apresentarão nas janelas do sobrado na Rua Portugal, nº 285, além de outras surpresas.

A fadinha e a Liga Nescau
Rayssa Leal foi a atração do Liga NESCAU® Summit, congresso digital voltado para profissionais de educação física, realizado ontem em São Paulo. Mais jovem brasileira ganhadora de uma medalha de prata em olimpíadas Rayssa Leal tem apenas 13 anos de idade e energia de sobra para estudar, se divertir e continuar inspirando as novas fadinhas. A skatista compartilhou um pouco sua história e interagiu com o público conectado no site www.liganescau.com.br.

Como usar o papel higiênico
Poucas pessoas sabem que existe uma forma correta de colocar o papel higiênico no suporte. Depois de inserido, ele deve girar no sentido horário. A ponta deve pender por cima e não tocar o solo. A ponta deve ficar a uns 20 centímetros de altura. Toleram-se cinco centímetros para mais ou menos. Muitos não percebem a diferença da colocação do rolo. Sem pensar, instalam de qualquer forma. Tampouco, quando usam, se dão conta se a maneira está correta ou não. Ou, mesmo, que haveria duas possibilidades de afixar o rolo.

Como usar o papel higiênico...2
No assunto: a maioria das pessoas é desligada da transcendência do universo prático. O papel higiênico faz parte da nossa vida. É quase como um amigo, tal o grau de intimidade que ele tem conosco. Como vamos negligenciar em como ele se apresenta para nós? Ou ainda, em como ele se oferece magnanimamente em sua utilidade? É uma desconsideração que se torna quase uma blasfêmia. O papel higiênico é o único item da nossa vida em que o supérfluo – a melhor qualidade – se faz necessário.

Cristo Redentor 90 anos
Os 90 anos do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, foram celebrados em solenidade oficial terça-feira, na Catedral Metropolitana do Rio. A cerimônia seria realizada diante da estátua aniversariante, mas o tempo fechado e chuvoso dos últimos dias fez com que fosse transferida para a catedral. Presidida pelo arcebispo do Rio, cardeal dom Orani Tempesta, a missa no feriado de Nossa Senhora de Aparecida contou com a presença de autoridades cariocas e do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

High Performance
De 14 a 16 de outubro, o professor Ricardo André Carreira conduzirá, na Faculdade de Negócios Faene, a disciplina High Performance Management, para os alunos do Módulo Gestor. A instituição fica localizada no bairro Angelim e tem se destacado pela oferta de cursos atuais, que oportunizam aos alunos uma conexão direta com o mercado globalizado.

Sobre biodiversidade
Começou a COP 15, de Biodiversidade. O encontro, que ocorre na China, conta com delegações dos países membro das Nações Unidas, inclusive o Brasil. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável vai aproveitar a ocasião para apresentar o estudo inédito “Compromisso Empresarial pela Biodiversidade: Como as Empresas brasileiras vêm contribuindo para as metas globais de biodiversidade”. O documento aborda questões cruciais para tentar evitar o colapso de ecossistemas, a extinção de espécies, garantir maior segurança alimentar, entre outros objetivos. O Compromisso é formado por nove metas e cada empresa deve se comprometer voluntariamente com, pelo menos, três delas.

Sobre biodiversidade...2
A COP 15 promete ser para a biodiversidade o que foi o Acordo de Paris para as mudanças climáticas. Na prática, será assinado um novo acordo dos 195 países signatários chamado Marco Global de Biodiversidade Pós 2020. Ou seja, sairá dessa conferência a definição de métricas para apurar perda, recuperação da biodiversidade e dos habitats em que as espécies vivem. Até hoje existe uma grande dificuldade em medir e calcular o valor financeiro dos impactos. Outro objetivo é a definição de metas para restauração/conservação dos ecossistemas.

Para escrever na pedra:
“Seja lá o que você fizer, seja bom nisso”. De Abraham Lincoln.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.