Documentário

Documentário lembra o 11 de setembro

Em ''Retratos de uma Guerra Sem Fim'', Marcos Uchôa visita os Estados Unidos e países do Oriente Médio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Marco Uchôa comanda o documentário
Marco Uchôa comanda o documentário (dcumentário 11 de setembro)

Rio de janeiro - Um ato, uma decisão, um plano podem transformar milhares de vidas, sociedades inteiras, governos e até a história. É o caso dos atentados de 11 de setembro de 2001. O maior ataque terrorista de todos os tempos vitimou quase três mil pessoas e feriu outras nove mil no coração de Nova York. Duas décadas depois, as consequências do atentado ainda têm reflexos nos Estados Unidos e no resto do mundo, como mostra ‘Retratos de uma Guerra Sem Fim’, nova série documental original do Globoplay. Em quatro episódios, o repórter Marcos Uchôa mostra os cenários no mundo antes e depois dos atentados, as guerras originadas e suas repercussões, que chegam até o noticiário atual, com a crise no Afeganistão. Para contar essa história, o jornalista passa por países como Paquistão, Iraque, Irã, Síria e Líbano, além dos Estados Unidos. ‘Retratos de uma Guerra Sem Fim’ estará disponível no Globoplay a partir de sábado, dia 11, inclusive para não assinantes. A GloboNews exibe o primeiro episódio no domingo, dia 12, às 23h.

Com o olhar de quem viu de perto as consequências de duas décadas de guerra, as quedas de governos e os impactos na economia mundial, o documentário relata como começaram as ameaças do grupo extremista Talibã aos EUA, relembra detalhes do dia do ataque e o início da Primavera Árabe, que culminou em uma série de revoltas populares em mais de 10 países no Oriente Médio. Marcos Uchôa revisita suas viagens aos locais, em especial, à Tunísia, berço das revoluções que se espalharam pelas nações vizinhas. ‘Retratos de uma Guerra Sem Fim’ também mostra como os moradores de Síria e Líbano, que sofreram com as guerras do passado, se agarram à fé para sonhar com um futuro melhor.

Transformações
Acostumado a participar das coberturas dos mais variados assuntos, de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo e desastres naturais e guerras, Marcos Uchôa viu o mundo se transformar em diferentes momentos. Por coincidência, ele estava em Nova York uma semana antes dos atentados, cobrindo a participação do tenista Gustavo Kuerten no US Open, um dos torneios de tênis mais importantes da temporada. “. Pude ver e aprender muito sobre sociedades, que embora tenham muitas coisas diferentes da nossa, têm também muitas semelhanças. É uma janela aberta de um pouquinho desse mundo dos últimos 20 anos”, diz

‘Retratos de uma Guerra Sem Fim’ é mais um documentário original do Globoplay. No catálogo da plataforma já estão 'Em Nome de Deus', 'Caso Evandro', 'Marielle, o documentário', 'Cercados', 'voluntário ****1864 - quem são os anônimos da vacina?' e 'Fênix: o voo de Davi'. A plataforma também oferece conteúdos exclusivos, nacionais e internacionais, como o fenômeno 'Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela', e um vasto material com as diversas vertentes desse gênero, como séries documentais de crimes, biografias de personalidades, apuração jornalística, esporte, saúde ou música.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.