Cinema

Documentário sobre racismo religioso estreia no Canal Brasil

"Nosso Sagrado" investiga a perseguição e os ataques racistas contra o Candomblé e a Umbanda, religiões de matriz africana criminalizadas na Primeira República e na Era Vargas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Cena do documentário
Cena do documentário (nosso sagrado)

RIO DE JANEIRO- Documentário “Nosso Sagrado” (2017), de Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana, estreia segunda-feira, às 18h40, no Canal Brasil. O filme investiga a perseguição e os ataques racistas contra o Candomblé e a Umbanda, religiões de matriz africana criminalizadas na Primeira República e na Era Vargas.

A história é contada a partir dos mais de 500 objetos sagrados apreendidos entre 1890 e 1946, com base na legislação da época, que proibia a prática dessas religiões. Os objetos foram expostos como “Museu de Magia Negra” e permaneceram por cerca de cem anos sob a posse do Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

O documentário busca dar voz a religiosos, pesquisadores e militantes a fim de entender a importância do acervo sagrado e impulsionar sua liberação. Além disso, o filme chama atenção para ataques de intolerância religiosa ainda presentes no Brasil. Das vítimas desse tipo de discriminação, as mais atingidas são praticantes de religiões de matriz africana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.