Pandemia

12 notificações por desrespeito aos protocolos contra a covid no feriadão

De acordo com a Vigilância Sanitária, de 3 a 8 de setembro, foram totalizados 184 Termos de Fiscalização; segundo a SES, a área litorânea da Grande Ilha é a que mais teve irregularidades nos protocolos contra a Covid-19

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Fiscalização vem sendo realizada desde o início da pandemia e reforçada durante os fins de semana
Fiscalização vem sendo realizada desde o início da pandemia e reforçada durante os fins de semana (fiscalização)

São Luís – De 3 a 8 de setembro, durante o último final de semana e os feriados da Independência do Brasil e Aniversário de São Luís, a movimentação de pessoas na Grande Ilha foi intensa. Seja àqueles que aproveitaram o recesso para conhecer a cidade, ou àqueles que moram na Ilha e decidiram curtir o lazer; bares, restaurantes e praias estavam lotados. Para evitar a propagação da Covid-19, a fiscalização foi intensificada no período. De acordo com a Vigilância Sanitária Estadual, foram realizados um total de 184 Termos de Fiscalização.

No total, 12 estabelecimentos foram notificados, 10 deles intimados e dois autuados por irregularidades como a não disponibilização de álcool em gel, ausência de itens de controle e higienização, não uso de máscara e ausência de cartaz com instruções para o enfrentamento a Covid-19. A falta de álcool em gel e o não uso de máscaras tem sido as obstruções mais comuns em relação ao enfrentamento da Covid-19.

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que a dinâmica de atuação da Vigilância Sanitária Estadual no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Maranhão continua com foco nas ações de fiscalização dos estabelecimentos que fazem parte do segmento econômico. Desta forma, as ações têm como foco os protocolos sanitários, sendo passíveis de sanções administrativas, tais como multas e interdições”, destacou a SES em nota.

Litoral da Grande Ilha

Segundo a SES, a área litorânea foi a que apresentou maior irregularidade em relação aos protocolos durante o feriado. As fiscalizações foram realizadas pelos técnicos da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros do Maranhão e Procon nos bairros dos municípios de São Luís e São José de Ribamar, destacando as áreas litorâneas dos dois municípios.

Durante o feriadão (de 3 a 8 de setembro), as praias da Grande Ilha se tornaram um grande atrativo para os turistas, que queriam conhecer a orla da cidade, que completa aniversário. A praia de São Marcos foi um dos pontos da cidade em que houve grande número de pessoas, durante o feriado de 7 de setembro, sem fazer o uso de máscara.

Aumento de turistas na Ilha
De acordo com a Infraero, cerca de 20 mil turistas deveriam passar pela Ilha durante o feriado.
Em relação ao número de aeronaves, também houve o aumento no número de operações em 87%. Quanto à hotelaria de São Luís, a região da orla registra, aproximadamente, 60% de ocupação.

Intensificação da fiscalização
No fim do mês de agosto, a Vigilância Sanitária informou a O Estado a intensificação de ações de fiscalizações voltadas ao combate à Covid-19 nas áreas da Ilha onde há maior incidência de casos da doença, principalmente no fim de semana. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que Turu, Centro, Cidade Operária, Cohatrac, Renascença, São Francisco e Calhau são os bairros onde foram registrados a maior quantidade de casos dessa enfermidade.

O superintendente da Vigilância Sanitária, Edmilson Diniz, disse que neste momento a fiscalização está sendo intensificada nas localidades da Grande Ilha onde há um maior número de casos do novo coronavírus, em razão da elevada transmissão da doença. Houve diminuição dos casos em todo o Maranhão, mas existe um agravante em razão da circulação da variante Delta que está circulando em outros estados do país, considerada altamente transmissível.

Ele também informou que durante o trabalho de fiscalização está sendo constatado que a maioria dos empresários estão cumprindo as normas sanitárias, mas os clientes também devem fazer a sua parte, principalmente, no tocante ao uso da máscara e do álcool em gel para evitar a proliferação dessa doença. “O uso da máscara no rosto é essencial e devemos evitar aglomerações”, frisou Edmilson Diniz.

Força-tarefa

Foi montada uma força-tarefa das fiscalizações da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), órgão da SES, desde o começo do período pandêmico para realizar vistorias voltadas para o cumprimento das medidas sanitárias.

As inspeções são realizadas de forma diária, em três turnos, tendo como alvo estabelecimentos e pontos comerciais. A Suvisa conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA).

Até o final de julho deste ano, foram realizadas 13.667 verificações, 1.523 estabelecimentos comerciais visitados, 121 barreiras sanitárias foram realizadas no aeroporto Marechal Cunha Machado, no Tirirical, e outras 46 ações no trânsito em São Luís.

Flexibilização
Desde o dia 20 de julho, o governador Flávio Dino anunciou que o comércio, a indústria, bares, restaurantes, shoppings, academias e supermercados podiam a funcionar sem nenhuma restrição de horário em todo o Maranhão, mas seguindo as normas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Dino afirmou que estava flexibilizando as medidas restritivas por causa da queda de contágio da Covid-19 no estado e redução do número de óbitos e internações hospitalares, o avanço na imunização da população. Ele também autorizou eventos em ambientes fechados com até 200 pessoas e a realização de festas em locais abertos e ventilados para até 400 pessoas.

SAIBA MAIS

Cenário da Covid no Maranhão

Atualmente, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES na última quinta-feira, 09, o Maranhão possui 34.391 casos ativos do vírus, apresentando uma queda no número de casos da Covid-19 no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.