Livro

Tulio Milman explora o valor das boas perguntas na era de respostas prontas da IA

Jornalista com 30 anos de experiência ensina como formular bons questionamentos para tomar decisões melhores e refinar a comunicação com humanos e máquinas.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 11/08/2025 às 10h54

Em uma realidade saturada por respostas instantâneas fornecidas por diversos modelos de Inteligência Artificial, a habilidade de formular boas perguntas tornou-se ainda mais valiosa. É a partir dessa premissa que o jornalista Tulio Milman lança ‘Onde estás?’, publicado pela Citadel Editora.

Com mais de 30 anos de carreira, diplomado em Storytelling pela Universidade de Stanford e com formação em Inteligência Artificial Generativa na Era da Transformação Digital pelo MIT (EUA), Milman explica como, ao longo da história, as sociedades valorizaram quem detinha o saber. Hoje, contudo, com a abundância de respostas "garantidas" oferecidas por sistemas de IA, o verdadeiro desafio está em elaborar questionamentos relevantes e bem construídos.

Com orientações práticas e provocadoras, o autor oferece caminhos para quem deseja desbloquear soluções criativas, navegar com clareza em um mar de informações e aprimorar a comunicação pessoal e profissional. Ele mostra como aperfeiçoar a formulação de perguntas para alcançar respostas mais eficazes, além de desenvolver um pensamento crítico, intuitivo e orientado a resultados.

O título da obra é inspirado na primeira pergunta da Bíblia, feita por Deus a Adão, no livro de Gênesis. Teólogos, filósofos e estudiosos vêm, através dos séculos, buscando interpretá-la. Se Deus é onisciente, por que fez esta pergunta a Adão?  

Para o autor, o objetivo não era obter uma localização física, mas sim instigar Adão, o primeiro homem, a uma autorreflexão sobre seu estado espiritual, moral e emocional. Milman utiliza este exemplo para ilustrar a importância de fornecer um contexto claro e direto ao interagir com a IA, revelando como uma mesma pergunta, nesse caso "Onde estás?", pode gerar respostas drasticamente diferentes, dependendo dos outros elementos que a acompanham.

Ao longo das páginas, o autor apresenta o "Ciclo da Investigação" – Dúvida, Curiosidade, Pergunta e Prompt – como etapas interligadas que impulsionam o aprendizado e a inovação. Ele destaca que o prompt, entrada textual usada para instruir uma IA, vai além da pergunta tradicional, pois busca respostas formatadas. Por isso, dominar a criação de bons prompts se tornou uma habilidade essencial na era digital.

O jornalista faz uma distinção clara entre perguntar para humanos e para IA. Enquanto o ChatGPT e modelos similares não possuem emoções genuínas e exigem clareza e especificidade nos prompts, os seres humanos, por sua vez, demandam empatia e a consideração de contexto e emoções. Nesse sentido, lista uma série de perguntas que qualquer pessoa pode utilizar para negociar, definir prioridades, construir relacionamentos profissionais, oferecer feedbacks, realizar reuniões, atuar na solução de conflitos e planejar a vida ou a carreira.

Milmam oferece uma ferramenta inovadora que permite medir e aprimorar a capacidade de perguntar, avaliando profundidade, impacto e relevância. O Índice de Eficiência de Perguntas (IEP) permite aos leitores testar e identificar um perfil – Curioso Casual, Solucionador, Conector, Explorador – e oferece um roteiro de ação para melhorar os índices.

Indicado para profissionais de diferentes áreas que lidam com comunicação, tomada de decisão, resolução de problemas e inovação, ‘Onde estás?’ é especialmente relevante para líderes, educadores, gestores, empreendedores e estudantes. Uma leitura fundamental para quem busca aprimorar a capacidade de pensar criticamente, fazer perguntas mais eficazes e interagir com Inteligência Artificial de forma estratégica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.