BRASÍLIA - A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (8) para discutir o reajuste de energia elétrica. O debate está sendo realizado desde às 10 horas, no plenário 11.
O deputado Léo de Brito (PT-AC), que propôs a realização da audiência, afirma que, em meio à maior crise sanitária de sua história, a população brasileira subitamente toma conhecimento de uma nova ameaça – o risco de racionamento de energia elétrica. "A nova crise de apagão é revelada pelo governo federal na forma de 'alertas', que aparentam anteceder medidas extremas de suspenção do fornecimento de energia", disse.
Racionamento
Para o deputado, as autoridades do setor se dizem surpreendidas pela gravidade da situação e apontam quadros de escassez hídrica como as responsáveis pelo colapso que se avizinha.
"No entanto, até poucos meses atrás, o governo federal afirmava que o sistema elétrico brasileiro estava preparado para enfrentar qualquer crise – e, no entanto, admite agora que a possibilidade de racionamento e de falta de energia é real", observou Léo de Brito para justificar a audiência pública.
Debatedores
Confirmaram presença na audiência:
- o secretário adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Domingos Andreatta;
- o superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Gentil Nogueira de Sá Júnior;
- o representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários, Ikaro Chaves;
- o coordenador do programa de energia do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Clauber Leite;
- o professor de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa; e
- o professor da Escola de Engenharia da UFRJ Maurício Tolmasquim.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Saiba Mais
- Bolsonaro veta projeto que permitia união de partidos políticos em federações
- Fim da tarifa mínima de água e energia para baixa renda
- Conta de luz dos maranhenses ficará mais cara 2,79%, em média, decide Aneel
- "Se nada fizermos, poderemos ter apagões", diz Bolsonaro sobre aumento na conta de luz
- Conta de energia pode ser parcelada em até 12 vezes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.