Homenagem

OAB-MA homenageia advogados e servidores com a Medalha Antenor Bogéa

Solenidade aconteceu na noite de terça-feira, na sede da instituição, no Calhau; entre os homenageados estavam os advogados Adroaldo Sousa e José Carlos Sousa e Silva

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
O advogado Adroaldo Souza recebendo a Medalha Antenor Bogéa, entre os advogados Lilianne Saraiva, Raimundo Marques e o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz
O advogado Adroaldo Souza recebendo a Medalha Antenor Bogéa, entre os advogados Lilianne Saraiva, Raimundo Marques e o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz

São Luís - Em solenidade realizada na noite de terça-feira (31), em sua sede (Calhau), a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) entregou a Medalha Antenor Bogéa a advogados e servidores da seccional maranhense. No evento, o presidente da instituição, Thiago Diaz, convidou o advogado Raimundo Marques, presidente honorário vitalício da OAB-MA, para comandar os trabalhos. A medalha é a mais alta honraria concedida pela Ordem Maranhense.

A mesa de honra contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o desembargador do TJMA, Jorge Rachid Maluf, a conselheira federal e presidente da Comissão Nacional e Estadual de Defesa da Pessoa Idosa, Débora Cartágenes, o escritor e conselheiro federal da OAB-MA, Daniel Blume, e a vice-presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB-MA, Lilianne Saraiva.

A mais alta honraria da instituição foi outorgada aos advogados Adroaldo Sousa, José Carlos Sousa e Silva, Cláudio Prattes Lamachia, Gerson Nascimento, Ieda Morais, Júlia Amin Castro, Márcia Mendes, Maria de Fátima Buhaten, Maria de Fátima Couto, Maria Teresa Costa e Yara Amador. Também foram agraciadas as servidoras Maria do Socorro Garros e Serjana Costa.

A medalha é entregue a cidadãos, cidadãs, advogadas e advogados que tenham prestado relevantes serviços à sociedade e à advocacia, instituída pelo Conselho Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Resolução 20 / 1997.

“A medalha Antenor Bogéa representa para mim uma oportunidade de ver reconhecido o meu trabalho como advogado prestado à coletividade. Na verdade, foi a contribuição de todo esse sistema que me tornou profissional. Gostaria, também, de exaltar a figura do Dr. Antenor Bogéa, que foi um grande mestre, conselheiro e amigo de todos os seus alunos. Esta homenagem é uma honra incomensurável”, disse o advogado Adroaldo Souza, que soma quase 50 anos de atividade profissional ininterrupta.

José Carlos Sousa e Silva, entre Lilianne Saraiva, Raimundo Marques e Thiago Diaz, é agraciado com a Medalha Antenor Bogéa
José Carlos Sousa e Silva, entre Lilianne Saraiva, Raimundo Marques e Thiago Diaz, é agraciado com a Medalha Antenor Bogéa

O advogado José Carlos Sousa e Silva discursou após receber a medalha e exaltou a importância da profissão, bem como destacou seus primeiros passos na advocacia, relembrando momentos marcantes antes mesmo de se formar. Ele também ressaltou o legado de Antenor Bogéa. “Antenor Bogéa foi meu professor e se destacou no que fazia. Era um advogado que honrou a nossa profissão. Agradeço à OAB por esta honraria”, disse.

O presidente da seccional maranhense, Thiago Diaz, disse que a OAB-MA sente-se feliz em poder reconhecer o legado e a contribuição daqueles que ajudaram a construir não somente a história da instituição no estado, mas a própria advocacia maranhense.

“Depois desse momento difícil por que passamos, não poderíamos encerrar o mês alusivo à Advocacia de outra forma. Fizemos diversas inaugurações, ofertamos capacitações com pós-graduações gratuitas, mas precisávamos encerrar homenageando e reconhecendo o trabalho daqueles que pavimentaram o caminho para que a ordem cumprisse o seu papel de ser uma instituição representativa e que a advocacia tivesse essa respeitabilidade que tem”, frisou.

Antenor Bogéa

O advogado Antenor Bogéa, falecido em 4 de setembro de 1997, foi um profissional que honrou a OAB-MA, tendo sido seu presidente de 1958 a 1973. Ele distinguiu-se como devotado professor e diretor da Faculdade de Direito de São Luís e incansável estudioso da Ciência Jurídica. Sua conduta foi marcada pela defesa do Estado Democrático de Direito, caracterizada em relevantes serviços prestados à sociedade e às instituições democráticas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.