Inovação acadêmica

UFMA adquire software para estudo de anatomia por ferramentas 3D

Plataforma disponibiliza aulas em movimentação muscular, estrutura óssea, comparativos de radiologia e ferramentas de realidade aumentada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
O Complete Anatomy também oferece 1.500 vídeos de conteúdo para o auxílio na compreensão dos temas
O Complete Anatomy também oferece 1.500 vídeos de conteúdo para o auxílio na compreensão dos temas (ufma ferramenta)

São Luís - Foi lançado na Universidade Federal do Maranhão nessa quinta, 19, a plataforma Complete Anatomy, que visa ao estudo da anatomia por meio de estruturas em 3D. O programa auxilia no ensino de módulos a distância e conta com simuladores para uma experiência aproximada do estudo laboratorial. A reunião de lançamento da plataforma foi transmitida no Canal Institucional da UFMA no Youtube e contou com a presença do reitor Natalino Salgado; do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; do superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Anilton Bezerra Maia; e Elson Freire, gerente de Contas de Educação Médica da empresa analítica científica Elsevier, desenvolvedora do programa.

Para o uso do software, docentes e alunos deverão se cadastrar com o e-mail institucional. A plataforma está disponível para os sistemas Android, IOS e Windows e é utilizada em 350 universidades no mundo inteiro. Estão disponíveis aulas em movimentação muscular, estrutura óssea, comparativos de radiologia e ferramentas de realidade aumentada. O Complete Anatomy também oferece 1.500 vídeos de conteúdo para o auxílio na compreensão dos temas.

O reitor Natalino Salgado aponta a importância da adoção de novas ferramentas para a melhora da experiência de ensino e aprendizagem durante a pandemia da covid-19. “Esse é um processo de aprendizagem. Essa plataforma é complexa e profunda, e, com certeza, vai ajudar os professores e nossos alunos ao longo do tempo. O acesso é ilimitado e à medida que se domina a ferramenta, o conhecimento vai enriquecendo e se aprende mais, melhorando a performance do ensino, todos lucram. É importante que, neste momento de pandemia, a Universidade se esforce para auxiliar os nossos alunos e docentes a diminuir o impacto negativo desse formato”, explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.