Esclarecimento

Universidade Federal nega versão da Apruma em nota

Universidade desmentiu suspensão judicial de suposta reunião do CONSUN para mudar estatuto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Campus da UFMA tem rotina marcada por divergência entre a administração superior e associação de professores
Campus da UFMA tem rotina marcada por divergência entre a administração superior e associação de professores (ufma campus slz)

São Luís - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desmentiu nota da Apruma informando sobre uma suspensão judicial de suposta reunião do Conselho Universitário (Consun).

Segundo a instituição, após decisão judicial que requisitou cumprimento de ações para execução das adequações estatutárias propostas, não houve convocação do Consun para deliberar sobre referidas proposições.

A UFMA afirmou ainda que, valendo-se de um calendário de consulta à comunidade universitária, no qual constava um cronograma com os procedimentos a serem cumpridos para as adequações estatutárias, a Apruma teria deturpado as informações nele contidas, com o propósito de, mais uma vez, conturbar o processo pela via judicial.

Segundo a UFMA, o cronograma apresentado visou a atender determinação judicial, sem se afastar dos compromissos com a comunidade, o que estaria comprovado pela prorrogação dos prazos, por meio da Portaria GR 334/2021-MR, podendo o calendário apresentado ser adequado, a qualquer tempo, às necessidades institucionais e/ou legais.

De acordo com a universidade, as portarias emitidas (307 e 334) não têm a formatação de convocação do Consun, tendo por finalidade demonstrar ou informar o cumprimento, a publicidade do processo de consulta e os respectivos passos para as proposições das adequações estatutárias da UFMA.

Por fim, a UFMA informou que, sob a orientação da Procuradoria Federal (PGF/AGU), vem atendendo, rigorosamente, às determinações do Juízo, inclusive já tendo encaminhado os documentos comprobatórios de cumprimento de regularidade dos atos que lhe compete fazer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.