Sem mandato

Câmara cassa mandato da deputada Flordelis, acusada de matar o marido

Ao todo, foram 437 votos favoráveis e apenas 7 votos contrários à cassação. Outros 12 deputados se abstiveram e não participaram da apreciação

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Flordelis )

BRASÍLIA - A Câmara Federal aprovou Projeto de Resolução que determina a cassação do mantado da deputada Flordelis (PSD-RJ).

Ao todo, foram 437 votos favoráveis e apenas 7 votos contrários à cassação. Outros 12 deputados se abstiveram e não participaram da apreciação.

Flordelis é acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Ela, contudo, ainda não foi julgada ou condenada pela Justiça.

Para os deputados, a acusação de que Flordelis se utilizou do mandato para tentar obstruir provas e interferir no processo judicial, deu base para a tese de quebra de decoro parlamentar. Por orientação da Mesa, não se levou em consideração a possibilidade de ela ser ou não a mandante do assassinato do marido.

A parlamentar utilizou a tribuna para se defender, antes de iniciada a votação. Ela afirmou que ainda não foi condenada pela Justiça e que por isso não poderia ser considerada culpada pela Câmara. Flordelis também afirmou que não teve, até o momento, direito à defesa. Ela apelou aos parlamentares para tentar se manter no cargo.

Dois advogados da parlamentar também a defenderam na tribuna da Casa. Os deputados consideraram, contudo, que os advogados agiram com falta de respeito à Mesa Diretora e ao relator do processo no Conselho de Ética.

Sem imunidade parlamentar a partir de agora, é provável que a Polícia Civil do Rio de Janeiro peça à Justiça a prisão da ex-deputada.

Com informacões da

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.