Desmonte

Desarticulado esquema de tráfico de drogas e armas

Crimes eram comandados de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
.
. (operação)

São Luís - A operação Nemeia, deflagrada ontem pela Polícia Civil, resultou no desmonte de um esquema comandado por presidiários de Pedrinhas, de tráfico de entorpecentes e venda ilegal de armas de fogo em três cidades do Maranhão. No decorrer da ação policial, 17 mandados de prisão foram cumpridos e apreensão de drogas, celulares e armas de fogo, uma delas foi uma submetralhadora.

O delegado Fernando Guedes, da Superintendência de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), declarou que a polícia vinha investigando há nove meses os passos dos criminosos. Foi constatado que o bando tinha três núcleos. Um deles localizado na capital, e outros, em Bacabeira e Pinheiro.

Eles conseguiam vender drogas e armas de fogo, principalmente no interior do estado. O delegado afirmou que todo o esquema criminoso era comandado por, pelo menos, sete presidiários do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A polícia solicitou a ordem de prisão desses criminosos ao Poder Judiciário.

Ontem, os policiais conseguiram cumprir 17 mandados de prisão, sete deles em Pedrinhas. Foram apreendidos celulares enrolados em uma espuma e duas armas de fogo. Uma delas foi uma submetralhadora. “A investigação vai continuar para prender os outros integrantes desse bando criminoso”, frisou o delegado.

Mais prisões
Um homem, de nome não revelado, foi preso ontem, suspeito de estupro, na cidade de Rosário. A polícia informou que o crime ocorreu no mês de maio deste ano e a vítima tentou suicídio, no viaduto da Cohab, em São Luís, por apresentar problemas psiquiátricos decorrentes do ato criminoso.

Em Imperatriz, a polícia prendeu quatro criminosos e apresentou na Delegacia Regional. Em poder deles, foram apreendidos armas de fogo e veículos que tinham sido tomados de assalto na Região Tocantina. Eles vão responder pelos crimes de associação criminosa, posse ilegal de arma de fogo e receptação.

SAIBA MAIS

Nemeia é um local antigo na parte do nordeste do Peloponeso, na Grécia. De acordo com a mitologia grega, foi neste local que Herácles venceu o Leão de Nemeia de Hera, além da região também ter sido a sede, durante a antiguidade, dos Jogos de Nemeus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.