Eleições 2022

Em busca de apoio a Weverton, Lupi cumpre agendas no MA

Presidente nacional pedetista vai se reunir hoje com o governador Flávio Dino e, amanhã, viaja para Barreirinhas para conversar com o ex-ministro Zé Dirceu sobre aliança do PDT com o PT

Gilberto Léda/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Lupi se reúne hoje com Dino e, na quarta, 21, ele conversa com Dirceu
Lupi se reúne hoje com Dino e, na quarta, 21, ele conversa com Dirceu (WEverton e Carlos Lupi)

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, desembarca hoje em São Luís para uma série de agendas que tem como foco a garantia de apoio ao senador Weverton Rocha, pré-candidato do partido ao Governo do Maranhão pelo PDT.

A pauta mais importante do pedetista é com o governador Flávio Dino (PSB), a quem pediu audiência hoje. Dino, segundo aliados do Palácio dos Leões, demonstra preferência pela candidatura do seu vice, Carlos Brandão (PSDB), mas tem deixado todos os aliados livres para articular seus projetos. Em entrevista na semana passada, o chefe do Executivo maranhense comentou o encontro.

“Como Lupi me pediu para ir ao Maranhão, eu acredito que a pauta é, sobretudo, o estado”, destacou, em entrevista ao site Metrópoles. O presidente do PDT já declarou antes que Weverton será candidato a governador independentemente do apoio de Flávio Dino.

O governador, no entanto, também espera conversar com líder nacional pedetista sobre o cenário da sucessão presidencial.

“De todo modo, eu vou colocar na mesa o que eu acredito. Se não for possível uma união em primeiro turno, que ela se dê no segundo. Parece ser difícil uma conveniência plena no primeiro turno. Eu diria que, nesse momento, ela é impossível. Mas é necessário criar um ambiente de diálogo para que no segundo turno haja essa integração com o objetivo de derrotar Bolsonaro”, argumentou Flávio Dino.

Dirceu

Outro encontro de Lupi deve ocorrer, amanhã, com o ex-deputado e ex-chefe da Casa Civil de Lula, José Dirceu. O petista está no Maranhão desde o fim da semana passada, a convite do senador Weverton Rocha.

No fim de semana, esteve em Barreirinhas, hospedado pelo pedetista, que passou pela cidade para compromissos políticos, um deles, uma participação na conferência local do PCdoB, com a presença do deputado federal Márcio Jerry, presidente estadual da sigla e atual secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano.

Esse movimento recente de Weverton é uma espécie de segundo capítulo de uma história que começou em maio, quando o pedetista foi o único senador de outro partido a participar de um jantar do ex-presidente Lula com os senadores petistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.