Brasília - A Defesa Civil Nacional vai repassar mais de duzentos e setenta mil reais à cidade de Conceição do Lago Açu, no Maranhão.
Atingido por inundações, o município vai usar o recurso na compra de kits de ajuda humanitária e de cestas básicas.
Desde o início do ano, a Defesa Civil Nacional já repassou quase um milhão de reais a municípios maranhenses atingidos por desastres naturais.
Estados e municípios de todo o País podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para resposta aos desastres naturais e reconstrução de infraestrutura pública danificada. O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como pode ser utilizado o repasse.
“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”
Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.
Além do município maranhense, também receberam recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, os municípios de Jutaí e Iranduba, no Amazonas, Prainha, no Pará, Chopinzinho, no Paraná, e São Bernardino, em Santa Catarina.
Para saber mais sobre as ações de Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Fonte: Brasil 61
Saiba Mais
- Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em municípios
- Para evitar tragédias, Defesa Civil monitora áreas de risco
- Defesa Civil de São Luís aumentará proteção de encosta na Vila Embratel
- Defesa Civil Nacional repassa R$ 4,3 milhões para ações de recuperação em cinco estados
- Defesa Civil contabiliza 10 ocorrências em consequência das chuvas no estado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.