Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em municípios

Com o reconhecimento federal, prefeituras podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (Defesa Civil Nacional)

Brasília - Quatro municípios na Bahia obtiveram reconhecimento federal de situação de emergência devido ao prolongado período sem chuvas. Anagé, Igaporã, Pintadas e Ribeira do Pombal se somam a outras 60 cidades baianas - distribuídas por quase todo o estado - que registram estiagem neste período. Arame (MA) e Novo Progresso (PA) foram afetados pela ocorrência de chuvas intensas. A medida foi publicada nesta terça (27) no Diário Oficial da União (DOU).

Feira Nova, em Sergipe, registra emergência pelo mesmo desastre. A cidade gaúcha de São Jerônimo, em especial, vive a situação excepcional de uma emergência causada por enxurradas, um mês após registrar a ocorrência de estiagem: uma chuva intensa na região serrana do município provocou um forte escoamento que afetou pontes e estradas, deixando cerca de 2 mil pessoas ilhadas por 72 horas.

Após a publicação do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres. Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.