Veto

87 municípios do Maranhão não vão receber vacinas, diz Flávio Dino

Governador explicou que medida ocorre após esses municípios não terem conseguido atingir a critério estabelecido pelo Governo de aplicação de 85% de doses anteriormente já recebidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Novo lote com vacinas Janssen chega no MA)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PSB) anunciou na última sexta-feira em entrevista coletiva, que 87 municípios do Maranhão não vão poder receber as doses do novo lote de vacinas contra a Covid-19 disponíveis na central de frios do Governo do Estado, que fica situada em São Luís.

Ele explicou que esses municípios não conseguiram atingir o critério estabelecido pelo Palácio dos Leões de 85% de aplicação de doses das vacinas recebidas anteriormente.

O critério foi instituído pela gestão no início do ano como forma de pressionar gestores municipais a intensificarem a aplicação de doses à população. Ele tem justificado que quanto menor o número de doses aplicadas informadas ao Ministério da Saúde por meio de um sistema de informática, mais enfraquecido fica o estado na “luta” por novas doses de vacina.

Até quinta-feira, segundo informou Flávio Dino, o estado do Maranhão havia recebido do Governo Federal o total de 3,86 milhões de doses. Deste montante, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia entregue 3,37 milhões aos municípios. O número de doses aplicadas e registradas no Ministério da Saúde, contudo, é de apenas 2,75 milhões.

Dos 87 municípios não habilitados a receberem novas doses, 40 atingiram a cobertura vacinal de apenas a 70% e 80%. Outros 40 municípios têm cobertura de 80% a 85% e sete municípios registram a cobertura vacinal de 60% a 70% das doses anteriormente já recebidas.

“Mantemos o critério de novas doses para municípios com 85% ou mais de vacinas aplicadas. E vemos que neste momento 87 municípios, por esse critério normativo, estão inabilitados ao recebimento de novas doses de vacinas”, disse Flávio Dino.

O chefe do Executivo ressaltou que 130 municípios atingiram o critério e poderão receber as novas doses encaminhadas pelo Governo Federal.

“Os demais estão com o patamar bastante baixo comparativamente. Esses 87 municípios não recebem vacinas até melhorarem os seus desempenhos. E essas vacinas ficam guardadas, armazenadas na central de frios do Governo do Estado sediada em São Luís”, enfatizou.

Vacinômetro

Dino não apresentou quais são os 87 municípios abaixo da meta e que ficarão com as doses retidas. Em pesquisa pública feita por O Estado ao Painel Covid, alimentado pela SES, há a descrição dos municípios de menor percentual alcançado na vacinação.

Destes municípios destacam-se os 10 de menor desempenho, até o fechamento desta página: Codó (62,01%); Cajari (63,4%); Santa Quitéria do Maranhão (66,31%); Viana (68,19%); Itapecuru-Mirim (68,33%); São Pedro da Água Branca (68,54%); Apicum-Açu (68,89%); São Vicente Ferrer (70,19%); Aldeias Altas (70,24%) e São João do Sóter (70,4%).

Todos estes municípios devem estar entre os 87 inabilitados para o recebimento de novas doses de vacina contra a Covid.

Ocupação de leitos tem queda moderada no estado

Durante a entrevista coletiva concedida na última sexta-feira o governador Flávio Dino apresentou gráficos que mostram uma queda moderada na taxa de ocupação de leitos no Maranhão.

De acordo com o chefe do Executivo, a taxa média de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – que há algumas semanas era superior a 90% -, baixou para 83%. Já a média de ocupação de leitos clínicos baixou para 72%.

A taxa de contágio, por outro lado, apresentou alta, ficando em 1,08. O Maranhão, contudo, segundo Dino, se mantém como o estado de menor índice de mortes pela doença no Brasil.

“Não há quadro de colapso no Maranhão, porém, não temos o quadro de vislumbrar, nesse momento, o fim da pandemia, como todos queremos”, disse.

Medidas

As medidas sanitárias foram prorrogadas até dia 5 de julho. Em todo o estado, estão permitidos eventos com até 100 pessoas, somente até 23h; administração pública estadual funciona com a capacidade de 50% nos postos de trabalho e igrejas só podem utilizar a capacidade de 50% do espaço físico.

Na Ilha de São Luís, onde estão situados os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, supermercados, academias, salões, bares e restaurantes funcionam com 50% de capacidade; comércio e indústria funcionam das 9h às 21h; bares e restaurantes, até 23h; supermercados, das 6h às 0h; grupos de risco vacinados retornam ao trabalho, exceto gestantes.

Quanto aos eventos públicos, os promovidos pelo Governo do Estado seguem suspensos; eventos privados e municipais, prefeitos devem decidir; e prossegue a fiscalização dos protocolos sanitários.

“Se a queda nos números se confirmar, poderemos rever horários e permitir eventos maiores. Não queremos retrocessos”, enfatizou o governador.

Governo cria auxílio para crianças que ficaram órfãs na pandemia

Crianças que ficaram órfãs em decorrência da Covid-19 e que estão em família que dispõe de até três salários mínimos poderão receber benefício de R$ 500 até atingirem a maioridade

O Governo do Estado criou um auxílio para atender crianças e adolescentes que ficaram sem os pais em decorrência da Covid-19 no Maranhão. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino na entrevista de sexta-feira.

De acordo com o chefe do Executivo, o apoio do Estado às famílias de crianças e adolescentes em situação de orfandade bilateral terá o nome de Auxílio Cuidar. O governador anunciou ainda o primeiro sorteio da premiação Dose Certa e previsão de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual para agosto.

Por meio do Auxílio Cuidar, será concedido valor mensal de R$ 500, até a maioridade do beneficiado. O auxílio caberá às crianças e adolescentes com orfandade bilateral em face da Covid-19, cuja renda familiar é de até três salários mínimos.

“Esse auxílio vem amparar estes órfãos e a família substituta em sua manutenção. Uma forma de combinarmos critérios sociais e os relativos aos efeitos da pandemia. Uma medida pioneira do Governo do Maranhão para nos unirmos em uma corrente do bem, que preserve vidas e proteja os mais vulneráveis”, disse Dino.

Vacinação

O governador afirmou que o Executivo dará continuidade ao Arraial da Vacinação, que ocorre em vários municípios maranhenses. As próximas agendas serão no sábado (26) em Barra do Corda e Riachão; no domingo (27) em Penalva; na segunda (28) nas cidades de Parnarama, Matões e Dom Pedro; na terça (29) com Arraiais da Vacinação em Governador Nunes Freire, Arari e Colinas; e na quarta (30) em Cururupu e Buriticupu.

Com o Arraial da Vacinação, o Maranhão avançou do 24º para o sétimo lugar. “É a prova que este modelo de parceria entre Governo do Estado e municípios é uma parceria do bem e vai continuar. Essa iniciativa não tem data para acabar, vai continuar enquanto for necessária. Cada mutirão desse chega a alcançar 10 mil doses aplicadas em um dia. Vamos prosseguir esse trabalho para que possamos avançar ainda mais na vacinação dos maranhenses”, disse o governador Flávio Dino.

A vacinação prossegue ainda no Shopping Pátio Norte para maiores de 18 anos, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h; e no sábado, das 8h ao meio dia. Até o momento, o Maranhão já recebeu 3,86 milhões de doses. Municípios com 85% ou mais de doses aplicadas receberão mais remessas. Um total de 130 cidades estão aptas ao novo recebimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.